Parafusos de Retenção (Lockbolts)
Os parafusos de retenção, conhecidos como lockbolts, combinam características de parafusos e rebites, mas com vantagens distintas sobre ambos. São frequentemente utilizados em uniões críticas da estrutura da aeronave, como nas asas, ferragens do trem de pouso, células de combustível, longarinas e revestimentos. Este tipo de fixador destaca-se por sua facilidade de instalação em comparação aos parafusos e rebites convencionais, além de dispensar o uso de componentes como arruelas-freno, contrapinos e porcas especiais.
Assim como os rebites, os lockbolts requerem uma ferramenta pneumática específica para sua instalação, chamada de “pull gun”. Uma vez instalados, garantem uma fixação permanente e rígida.
Principais Tipos de Lockbolts
- Convencional (Pull): Comumente utilizado em diversas aplicações estruturais.
- Curto (Stump): Ideal para áreas com restrições de espaço.
- Cego (Blind): Aplicado onde o acesso ao lado oposto é limitado.
Esses fixadores são amplamente usados em estruturas primárias e secundárias da aeronave devido à sua leveza (aproximadamente metade do peso dos parafusos e porcas AN equivalentes) e à rapidez na instalação, que pode ser realizada por uma única pessoa sem necessidade de barra encontradora.
Vantagens
- Eliminação de componentes adicionais (arruelas-freno, contrapinos).
- Instalação rápida e simplificada.
- Redução do peso estrutural.
- Fixação segura e durável.
Os lockbolts são essenciais em aeronaves modernas, promovendo eficiência e confiabilidade nas montagens estruturais críticas.