Motores aeronáuticos são projetados para minimizar o arrasto aerodinâmico causado pela fuselagem. Para isso, é preferível que tenham uma pequena área frontal, o que contribui para reduzir a resistência ao movimento da aeronave no ar. No entanto, existem exceções, como os motores radiais. Esses motores possuem uma área frontal consideravelmente maior, o que aumenta o arrasto.
Apesar disso, os motores radiais são amplamente utilizados devido a outras vantagens significativas. Eles são mais leves, têm uma construção compacta e oferecem excelente resfriamento, já que seus cilindros são dispostos de forma a facilitar o contato direto com o fluxo de ar. Essas características os tornam especialmente adequados para determinadas aplicações, como aeronaves de pequeno porte ou que operam em condições severas.
O design de motores aeronáuticos envolve um equilíbrio entre diferentes qualidades desejáveis, como eficiência aerodinâmica, peso, tamanho e capacidade de resfriamento. Em muitos casos, é necessário priorizar algumas características em detrimento de outras para atender às necessidades específicas da aeronave. Por exemplo, enquanto a pequena área frontal reduz o arrasto, o formato radial oferece vantagens que podem compensar essa limitação em determinados contextos.