O piloto automático de aeronaves opera utilizando sinais elétricos gerados por unidades sensíveis a informações giroscópicas. Estas unidades estão conectadas a instrumentos de voo que indicam parâmetros como direção, inclinação e atitude da aeronave. Quando ocorre uma alteração na atitude ou no rumo magnético, os giroscópios detectam a variação e geram sinais elétricos, os quais controlam unidades servo que convertem energia elétrica em movimento mecânico.
Os servos são acoplados às superfícies de controle da aeronave (leme, ailerons e profundores), permitindo a correção automática da trajetória de voo. Cada canal do sistema de piloto automático tem funções específicas:
- Canal do Leme de Direção: Recebe sinais de direção, originados de um sistema de compasso, e de razão de curva, oriundos do instrumento de curvas e inclinações. Estes sinais, após amplificação, acionam o servo do leme, corrigindo o desvio do rumo estabelecido.
- Canal dos Ailerons: Processa sinais de inclinação do giro-horizonte, gerando comandos para ajustar a posição dos ailerons e manter o voo nivelado.
- Canal dos Profundores: Similar ao canal dos ailerons, porém monitora a atitude longitudinal da aeronave, corrigindo a posição do nariz em relação ao horizonte.
Após cada movimento das superfícies de controle, sinais de acompanhamento (follow-up) são gerados para equilibrar os sinais originais e interromper o movimento do servo, garantindo estabilidade.
Os sistemas modernos de piloto automático são altamente sofisticados, permitindo funções avançadas de navegação e controle, mas os princípios básicos descritos permanecem os mesmos em termos de operação.