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Plásticos Transparentes

Os materiais usados em componentes como capotas, para-brisas e janelas de aeronaves são divididos em dois tipos principais: termoplásticos e termoendurecidos.

  1. Termoplásticos:
    • Caracterizam-se por amolecerem quando aquecidos e endurecerem ao resfriar.
    • Podem ser moldados diversas vezes sem alterar sua composição química, tornando-os ideais para aplicações que exijam modelagem repetida.
  2. Termoendurecidos:
    • Endurecem permanentemente ao serem aquecidos.
    • Não podem ser remodelados após o endurecimento inicial, oferecendo maior estabilidade em altas temperaturas.

Os plásticos transparentes são fabricados em duas formas: sólido (bloco) e laminado. O plástico laminado combina folhas de plástico unidas por camadas internas, frequentemente de Polyvinyl Butyral, conferindo maior resistência a rachaduras, sendo amplamente utilizado em aeronaves pressurizadas.

Acrílico Alongado:
Este avanço tecnológico consiste em um plástico cuja estrutura molecular é alongada em duas direções antes da moldagem. Resulta em maior resistência ao impacto, menor susceptibilidade a quebras, e melhor resistência química.

Estocagem e Cuidados:

  • As folhas devem ser protegidas com papel adesivo sensível à pressão para evitar arranhões.
  • Armazenamento inclinado (10° da vertical) é ideal. Pilhas horizontais não devem exceder 45 cm de altura.
  • Devem ser mantidas longe de fontes de calor e solventes, em temperatura abaixo de 44°C.
  • A exposição prolongada ao sol pode endurecer a máscara adesiva, dificultando sua remoção. Soluções incluem aquecimento a 100°C por um minuto ou uso de nafta alifática, tomando cuidado para não arranhar a superfície durante a limpeza.

Observação sobre Solventes:

  • Nafta alifática é recomendada para amolecer adesivos.
  • Não confundir com nafta aromática, que pode danificar os plásticos.

Cuidados rigorosos com esses materiais garantem longevidade e desempenho nos ambientes exigentes da aviação.