Plásticos Transparentes
Os materiais usados em componentes como capotas, para-brisas e janelas de aeronaves são divididos em dois tipos principais: termoplásticos e termoendurecidos.
- Termoplásticos:
- Caracterizam-se por amolecerem quando aquecidos e endurecerem ao resfriar.
- Podem ser moldados diversas vezes sem alterar sua composição química, tornando-os ideais para aplicações que exijam modelagem repetida.
- Termoendurecidos:
- Endurecem permanentemente ao serem aquecidos.
- Não podem ser remodelados após o endurecimento inicial, oferecendo maior estabilidade em altas temperaturas.
Os plásticos transparentes são fabricados em duas formas: sólido (bloco) e laminado. O plástico laminado combina folhas de plástico unidas por camadas internas, frequentemente de Polyvinyl Butyral, conferindo maior resistência a rachaduras, sendo amplamente utilizado em aeronaves pressurizadas.
Acrílico Alongado:
Este avanço tecnológico consiste em um plástico cuja estrutura molecular é alongada em duas direções antes da moldagem. Resulta em maior resistência ao impacto, menor susceptibilidade a quebras, e melhor resistência química.
Estocagem e Cuidados:
- As folhas devem ser protegidas com papel adesivo sensível à pressão para evitar arranhões.
- Armazenamento inclinado (10° da vertical) é ideal. Pilhas horizontais não devem exceder 45 cm de altura.
- Devem ser mantidas longe de fontes de calor e solventes, em temperatura abaixo de 44°C.
- A exposição prolongada ao sol pode endurecer a máscara adesiva, dificultando sua remoção. Soluções incluem aquecimento a 100°C por um minuto ou uso de nafta alifática, tomando cuidado para não arranhar a superfície durante a limpeza.
Observação sobre Solventes:
- Nafta alifática é recomendada para amolecer adesivos.
- Não confundir com nafta aromática, que pode danificar os plásticos.
Cuidados rigorosos com esses materiais garantem longevidade e desempenho nos ambientes exigentes da aviação.