Porcas de Aeronaves
Porcas de Aeronaves
As porcas utilizadas na aviação apresentam características específicas devido às exigências de segurança, durabilidade e resistência em operações aeronáuticas. Elas são fabricadas em materiais como aço carbono revestido com cádmio, aço inoxidável e liga de alumínio 2024T anodizado. Esses materiais garantem resistência à corrosão e à tensão, fatores cruciais no ambiente operacional das aeronaves.
Tipos e Características
As porcas podem ter roscas para direções esquerda ou direita, mas não possuem marcas de identificação. Sua identificação baseia-se nas propriedades visuais, como o brilho e a cor do material, e pelo design, como no caso das porcas autofrenantes. Elas são divididas em dois grupos principais:
1. Porcas Comuns
Essas porcas requerem dispositivos externos para frenagem, como contrapinos, arames de freno ou contra-porcas. Exemplos incluem:
- Porca Castelo AN310: Possui ranhuras para acomodar contrapinos ou arames de freno, adequada para suportar grandes cargas tensionais.
- Porca Castelada de Cisalhamento AN320: Usada com parafusos sujeitos a esforços de cisalhamento. Embora mais leve e menos robusta que a AN310, também possui ranhuras para frenagem.
- Porca Sextavada Lisa AN315/AN335: Robusta, usada para grandes cargas tensionais, mas requer dispositivo auxiliar de travamento.
- Porca Sextavada Leve AN340/AN345: Menos espessa e usada em situações com menor exigência de tensão.
- Porca Plana Leve AN316: Atua como contra-porca em dispositivos de frenagem.
- Porca Borboleta AN350: Indicada para aplicações que exigem montagem manual frequente.
2. Porcas Autofrenantes
Essas porcas possuem características internas que dispensam dispositivos externos de frenagem. A frenagem é incorporada como parte integral do design.
A seleção do tipo correto de porca em aplicações aeronáuticas depende das especificações de carga, resistência necessária e facilidade de manutenção, garantindo segurança e funcionalidade do conjunto.