Potência De Eixo (Shaft Horsepower – SHP)
O Equivalent Shaft Horsepower (ESHP) é uma medida da potência produzida por um motor turboélice. Ele leva em consideração tanto a potência de eixo (Shaft Horsepower – SHP) fornecida para a hélice quanto o empuxo gerado pelo escape do motor.
Para entender melhor:
- O SHP refere-se à potência entregue diretamente ao eixo da hélice, responsável pela maior parte da propulsão da aeronave.
- O empuxo gerado pelos gases de escape adiciona uma contribuição extra à força total produzida pelo motor.
- O cálculo do ESHP é ajustado para incluir essa força extra, usando uma conversão aproximada de 2,5 libras de empuxo equivalendo a 1 HP de eixo sob condições estáticas.
Isso significa que um motor turboélice que, além de girar a hélice, também produz empuxo significativo pelo escape terá um ESHP maior do que seu SHP. Isso é relevante na comparação de motores turboélice com motores convencionais de pistão ou mesmo com turbofans, onde a distribuição da força gerada é diferente.