Potência e Tração em Motores Aeronáuticos
Motores Turboélice
A potência nos motores turboélice é especificada de duas formas principais:
- SHP (Shaft Horsepower): Potência medida diretamente no eixo, similar ao método usado para motores a pistão. Representa a capacidade do motor em transmitir energia mecânica para movimentar a hélice.
- ESHP (Equivalent Shaft Horsepower): Inclui a potência no eixo (SHP) somada à contribuição do jato residual, isto é, a energia adicional gerada pelo escape dos gases que ainda produzem empuxo.
No Sistema Internacional, a potência pode ser expressa em quilowatts (kW), mas o SHP permanece uma medida padrão em sistemas aeronáuticos para motores turboélice.
Motores a Reação (Sem Hélices)
Motores a reação, como turbofans e turbojatos, não utilizam especificação de potência no eixo, mas são caracterizados pela tração. A tração é medida em unidades de força, como:
- Libras-força (lbf)
- Quilogramas-força (kgf)
- Decanewtons (daN)
A potência desenvolvida pode ser calculada considerando a tração e a velocidade do avião. Por exemplo, um motor com 6000 lbf de empuxo a uma velocidade de 700 km/h gera uma potência útil de 6963 HP, como mostrado no cálculo a seguir:
Potência útil = Tração × Velocidade Potência útil = (6000 × 0,4536) kgf × (700 ÷ 3,6) m/s Potência útil = 529.200 kgf·m/s Potência útil = 529.200 ÷ 76 HP = 6963 HP
Observações Importantes
- Turboélices: São ideais para aeronaves de baixa e média velocidade, onde a eficiência mecânica da hélice é significativa.
- Motores a Reação: São mais adequados para alta velocidade, onde a propulsão depende predominantemente do empuxo gerado pela ejeção de gases.
Essa abordagem ilustra a transição entre medições de potência em motores tradicionais e medições baseadas em força, conforme exigências e especificidades do desempenho em voo.