Potência mecânica é um conceito amplamente utilizado na aviação para descrever diferentes formas de trabalho gerado ou transferido em sistemas de propulsão. As siglas relacionadas ao desempenho de motores frequentemente incluem:
- IHP (Indicated HorsePower): Refere-se à potência total gerada dentro dos cilindros de um motor, sem considerar perdas por atrito ou ineficiências mecânicas. É calculada com base na pressão média efetiva e no deslocamento do motor.
- BHP (Brake HorsePower): Representa a potência efetiva disponível na saída do motor, medida diretamente em um dinamômetro. Esta potência leva em consideração as perdas de energia causadas por atrito interno e outros fatores.
- FHP (Friction HorsePower): Corresponde à potência dissipada devido ao atrito interno no motor. É a diferença entre a potência indicada (IHP) e a potência efetiva (BHP).
- THP (Thrust HorsePower): Potência útil que é convertida em empuxo para propulsionar a aeronave. No caso de aeronaves a hélice, considera-se a eficiência da hélice e a transformação da potência disponível em força de tração.