Princípio do Machímetro
O machímetro mede a razão entre a velocidade real da aeronave e a velocidade do som nas condições atmosféricas locais. A velocidade do som varia com a temperatura e a densidade do ar, diminuindo com o aumento da altitude. Esse princípio é fundamental, pois à medida que a aeronave sobe, a diferença entre a velocidade indicada e a verdadeira aumenta, exigindo um sistema de compensação.
O machímetro utiliza uma cápsula aneróide sensível à pressão estática, que se dilata ou contrai de acordo com as variações de altitude. Esse movimento é transmitido ao ponteiro por um mecanismo, indicando o número Mach no mostrador. A pressão dinâmica, captada pelo tubo de Pitot, e a pressão estática, captada por uma tomada estática, são fundamentais para seu funcionamento. O instrumento é calibrado para operar dentro de uma faixa específica de números Mach, dependendo de sua aplicação na aeronave.
Essa compensação automática garante leituras precisas em diferentes altitudes, tornando o machímetro essencial para o controle seguro de velocidade em aeronaves que operam em velocidades transônicas ou supersônicas.