Princípios dos Alternadores de Aeronaves
Os alternadores de aeronaves são equipamentos projetados para gerar energia elétrica trifásica, que é amplamente usada em sistemas modernos devido à sua eficiência e estabilidade.
Estrutura e Configuração
- Unidade Trifásica: Diferentemente de dispositivos monofásicos, o alternador de aeronave possui um estator (armadura estacionária) com três enrolamentos separados, dispostos em um ângulo de 120° entre si. Essa disposição é essencial para a geração de tensões trifásicas.
- Rotor: O campo magnético giratório é gerado pelo rotor, que induz tensões nos enrolamentos do estator.
- Configurações do Estator:
- Configuração em Y (estrela): Os terminais de um lado dos três enrolamentos são conectados em um ponto comum, formando um “Y”.
- Configuração em Delta: Os enrolamentos são conectados de forma contínua, formando um triângulo fechado.
Funcionamento
- Quando o rotor gira, ele cria um campo magnético variável que induz uma tensão elétrica em cada um dos três enrolamentos do estator.
- Saída Trifásica: Cada fase produz uma tensão que:
Características das Tensões Trifásicas
- Defasagem: As três tensões têm o mesmo valor máximo, mas atingem seus picos em momentos diferentes, separados por 120°.
- Ciclo Completo: Cada fase percorre um ciclo completo de variação em uma rotação do rotor.
Vantagens do Sistema Trifásico
- Estabilidade de Saída: A sobreposição das tensões trifásicas resulta em uma entrega de energia mais uniforme.
- Eficiência: Permite o uso de motores e sistemas elétricos mais compactos e eficientes.
- Versatilidade: As configurações em Y e delta oferecem diferentes características de saída de tensão e corrente, ajustando-se às necessidades dos sistemas de bordo.
Esses princípios tornam os alternadores trifásicos ideais para aplicações aeronáuticas, onde confiabilidade e desempenho são cruciais.