Rebites Hi-Shear
Os rebites Hi-Shear são pinos-rebites especiais utilizados principalmente em aplicações de cisalhamento, devido à sua alta resistência e eficiência na instalação. Não são do tipo cego, necessitando de acesso a ambos os lados do material para serem instalados. Esses rebites possuem características técnicas que os tornam atrativos para uso em aeronaves:
- Resistência ao cisalhamento: Oferecem a mesma resistência ao cisalhamento que um parafuso de mesmo diâmetro e são aproximadamente três vezes mais resistentes que os rebites sólidos convencionais.
- Eficiência de peso: Pesam cerca de 40% do peso de um parafuso equivalente, sendo ideais para aplicações em que a redução de peso é crucial.
- Facilidade e rapidez de instalação: Requerem apenas 1/5 do tempo necessário para instalar um conjunto parafuso, porca e arruela.
Estrutura e Funcionamento
O rebite Hi-Shear é essencialmente um parafuso sem rosca, composto por:
- Pino: Possui uma cabeça em uma extremidade e um encaixe abaulado na outra.
- Colar de metal: É estampado no encaixe abaulado, formando uma fixação firme e resistente.
Essa estrutura permite uma instalação eficiente, com o colar metálico garantindo a fixação do conjunto.
Material e Aplicação
Esses rebites são fabricados em uma variedade de materiais, ajustando-se a diferentes demandas estruturais e ambientais. Devem ser usados exclusivamente em aplicações de cisalhamento e nunca em locais onde a distância da pega seja menor que o diâmetro do rebite.
Identificação
Os números de parte seguem o padrão NAS (National Aircraft Standard) e indicam:
- Diâmetro: Em 32 avos de polegada.
- Tipo de cabeça: Como NAS 177 (cabeça escareada a 100°) ou NAS 178 (cabeça chata).
- Distância de pega: Em 16 avos de polegada.
Exemplo de número de parte: NAS 177 14 17, onde:
- “177” indica cabeça escareada a 100°.
- “14” é o diâmetro em 32 avos de polegada.
- “17” representa a distância de pega máxima em 16 avos de polegada.
Os rebites Hi-Shear são amplamente utilizados na indústria aeronáutica devido à sua combinação de alta resistência, leveza e rapidez de instalação, atendendo aos rigorosos padrões estruturais e operacionais exigidos em aeronaves.