Recondicionamento de Baterias
O recondicionamento de baterias de níquel-cádmio (Ni-Cad) em aeronaves é uma prática essencial para garantir desempenho eficiente e prevenir falhas. Geralmente realizado após 100 a 500 horas de voo, o intervalo exato depende de fatores como ciclos de partida, temperaturas operacionais e ajustes do regulador de tensão do gerador.
Desequilíbrios e Perdas de Capacidade
As células podem entrar em desequilíbrio devido a diferenças de temperatura, eficiência de carga ou taxas de autodescarga, especialmente em sistemas de carga por tensão constante. Esse estado reduz temporariamente a capacidade da bateria, podendo ser agravado por baixos níveis de eletrólito. Para evitar esses problemas, é necessário realizar um ciclo de descarga completa seguido de recarga, conhecido como ciclo profundo.
Cuidados e Ambiente de Manutenção
As baterias de Ni-Cad devem ser manuseadas em áreas separadas das baterias de chumbo-ácido para evitar reações químicas adversas. Ferramentas usadas também não devem ser compartilhadas entre os tipos de baterias. Durante o recondicionamento, inspeciona-se a bateria, limpa-se as células e repara-se componentes danificados, garantindo o torque correto nos conectores.
Testes e Procedimentos Específicos
Testes de fugas elétricas são realizados para identificar correntes superiores a 50 mA, que podem indicar eletrólito excedente. Clipes de curto-circuito são usados para descarregar completamente as células. A recarga requer 120 a 140% da capacidade nominal da bateria, geralmente feita com carregadores de corrente ou tensão constantes, como os modelos Marathon PCA-131 ou Christie RF80-K, que também simplificam o processo com ajustes automáticos.
Precauções de Segurança
Durante o serviço, utilize ferramentas isoladas, remova joias metálicas e use proteção para os olhos. Inspecione regularmente os conectores e corrija anomalias antes de recarregar a bateria. Isso assegura operação segura e prolonga a vida útil das baterias.