fbpx

Os retificadores de óxido de cobre são dispositivos usados para converter corrente alternada (C.A.) em corrente contínua (C.C.). São comumente aplicados em medidores do tipo D’Arsonval para medir correntes e tensões alternadas, aproveitando a propriedade de retificação que conduz corrente em apenas uma direção.

Um retificador de óxido de cobre é composto por discos alternados de cobre e óxido de cobre pressionados em uma unidade simples. Este design permite que a corrente flua do cobre para o óxido de cobre com maior facilidade, enquanto restringe o fluxo na direção oposta. Quando a corrente alternada é aplicada, o retificador permite que somente um lado da onda seja transmitido, gerando uma saída pulsante de corrente contínua que pode ser interpretada pelo medidor.

Além dos retificadores de óxido de cobre, outros dispositivos como válvulas retificadoras e retificadores de selênio podem ser utilizados em medidores de C.A. independentemente do tipo, o princípio de operação permanece similar: conduzir corrente unidirecionalmente para facilitar a medição precisa de sinais alternados.

Esses componentes são fundamentais em aplicações de sistemas de medição e instrumentação, especialmente em contextos onde é necessário transformar e analisar sinais de C.A.