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Servos do Piloto Automático

Os servos são elementos essenciais no funcionamento de sistemas de piloto automático, responsáveis por atuar nas superfícies de comando de voo. Eles convertem os sinais elétricos do piloto automático em movimento mecânico, controlando diretamente os ailerons, leme de direção e profundores.

Existem dois tipos principais de servos operados por motores elétricos. O primeiro tipo utiliza um motor conectado ao eixo de atuação do servo por engrenagens de redução. Nesse sistema, o motor pode ser acionado, parado ou ter sua direção revertida conforme os comandos enviados pelo giroscópio ou controlador. O segundo tipo opera com um motor que gira continuamente, acoplado ao eixo de comando através de embreagens magnéticas. Essas embreagens transmitem a rotação ao eixo em direções opostas, dependendo de qual embreagem é energizada.

Os servos eletro-pneumáticos funcionam a partir de sinais elétricos amplificados, mas utilizam pressão de ar, que pode ser gerada por uma bomba de sucção ou pelo ar sangrado de uma turbina. Cada servo nesse sistema contém uma válvula eletromagnética que, ao ser acionada, transmite a energia necessária para mover a superfície de controle associada. Esses mecanismos permitem que a aeronave mantenha estabilidade e responda aos comandos do piloto automático em diferentes fases do voo.