Sincronismo Interno do Magneto

Sincronismo Interno do Magneto

O sincronismo interno de um magneto refere-se ao ajuste preciso dos contatos do platinado para que eles comecem a abrir no momento exato em que o rotor do magneto estiver na posição de folga “E” (E-Gap). Esse ajuste é fundamental para garantir que a centelha seja gerada no momento correto, maximizando a eficiência da ignição.

Ajuste dos Contatos do Platinado

  1. Posicionamento do Rotor
    O primeiro passo é posicionar o rotor do magneto na posição de folga “E”. Isso pode ser feito por meio de referências de marcas de sincronismo no próprio magneto. Algumas técnicas incluem:
    • Alinhamento de uma régua com as marcas de ajuste na carcaça do magneto.
    • Uso de marcas vermelhas visíveis através de um furo de ventilação no magneto.
  2. Verificação da Abertura dos Contatos
    Após posicionar o rotor, os contatos do platinado devem estar começando a abrir. Isso pode ser verificado de três formas:
    • Uso de uma régua para alinhar a marca de referência e checar a folga “E”.
    • Alinhamento da marca de sincronismo com um dente chanfrado na carcaça do magneto.
    • Utilização de um pino de sincronia e alinhamento das marcas vermelhas através do furo de ventilação.
  3. Uso de um Sincronizador de Luzes
    O sincronizador de luzes é uma ferramenta essencial para a regulagem do magneto. Ele permite identificar o momento exato da abertura dos contatos do platinado. O procedimento consiste em:
    • Conectar os fios do sincronizador ao magneto.
    • Girar a hélice na direção de rotação e observar o momento em que a luz acende, indicando a abertura dos contatos.
  4. Fixação do Ajuste
    Uma vez que o ajuste dos contatos esteja correto, os parafusos de fixação devem ser apertados cuidadosamente, garantindo que o posicionamento não seja alterado. A verificação final é feita repetindo o procedimento com o sincronizador de luzes e a régua.

Este ajuste garante que o magneto gere a centelha no momento correto, otimizando a eficiência do motor e evitando falhas de ignição.