Sistema CFDS
O Sistema Central de Apresentação de Panes (CFDS), utilizado no Airbus A-320, é uma ferramenta integrada para monitorar, classificar e registrar falhas nos sistemas da aeronave. Ele organiza as panes em três categorias principais, com base em suas consequências e urgência de correção.
Classificação das Panes
- Classe 1:
- Impactam diretamente as operações de voo.
- Alertas são exibidos no ECAM (Electronic Centralized Aircraft Monitoring) por sinais visuais (vermelho ou âmbar) ou bandeiras de instrumentos discretas.
- Devem ser registradas no diário de bordo e reparadas antes do próximo voo.
- Classe 2:
- Apresentadas ao piloto somente após a aterrissagem e o desligamento dos motores.
- Necessitam ser registradas no diário de bordo e corrigidas antes da próxima manutenção programada.
- O número de voos permitidos antes do reparo é determinado pela MEL (Lista de Equipamentos Mínimos).
- Classe 3:
- Não são informadas ao piloto durante o voo.
- Somente acessíveis durante consultas ao CFDS em manutenções programadas.
Operação do CFDS
- As informações de panes são centralizadas no ECAM, que fornece alertas e relatórios detalhados.
- Técnicos acessam o sistema CFDS para diagnósticos e histórico de falhas, permitindo reparos proativos e precisos.
Benefícios
O CFDS melhora a eficiência operacional, priorizando falhas críticas que impactam a segurança e adiando a manutenção de panes não críticas até os intervalos programados. Ele permite maior flexibilidade operacional, garantindo a conformidade com as regulamentações e otimizando os recursos de manutenção.