Sistemas GNSS Aprimorados
Os sistemas GNSS (Global Navigation Satellite Systems) necessitam de técnicas de aprimoramento para atender às demandas de precisão, integridade e confiabilidade exigidas nas operações aéreas, especialmente em fases críticas do voo. Esses aprimoramentos, conhecidos como sistemas de aumento, corrigem erros e melhoram o desempenho da navegação. Os principais tipos são ABAS, SBAS e GBAS.
ABAS (Aircraft Based Augmentation System): Este sistema utiliza recursos embarcados para aumentar a integridade do GNSS. Uma técnica comum é o RAIM (Receiver Autonomous Integrity Monitoring), que monitora sinais satelitais redundantes, detecta falhas e alerta os pilotos. Para operar, requer visibilidade de pelo menos cinco satélites, podendo ser seis para isolamento de falhas. A disponibilidade do RAIM deve ser verificada antes e durante o voo, pois fatores como geometria satelital inadequada ou bloqueio de sinais por partes da aeronave podem comprometer a confiabilidade.
SBAS (Satellite-Based Augmentation System): Este sistema externo utiliza satélites geoestacionários e uma rede de estações terrestres para transmitir correções, garantindo maior precisão e confiabilidade em áreas amplas. Exemplos incluem o WAAS (EUA), EGNOS (Europa), MSAS (Japão) e GAGAN (Índia). Ele é vital para atender os padrões da ICAO em aproximações de precisão.
GBAS (Ground-Based Augmentation System): Focado em áreas restritas, este sistema terrestre proporciona precisão submétrica dentro de um raio de 20-30 milhas náuticas. Ele é essencial para aproximações de precisão e substitui sistemas tradicionais como o ILS, oferecendo flexibilidade e menos necessidade de manutenção. Além disso, suporta múltiplas pistas com uma única frequência VHF.
Cada tipo de sistema de aumento desempenha um papel específico na melhoria do GNSS, adaptando-se às necessidades operacionais das aeronaves e garantindo segurança e eficiência na navegação aérea.