Sistema de Comando de Válvulas
O sistema de comando de válvulas é responsável por sincronizar a abertura e o fechamento das válvulas do motor, controlando a entrada de mistura ar-combustível e a exaustão dos gases queimados. Esse mecanismo é formado por diversos componentes interligados:

- Eixo de Comando de Válvulas: Possui ressaltos projetados para acionar o sistema de abertura das válvulas de forma precisa. Ele é movido pelo eixo de manivelas por meio de uma engrenagem ou corrente sincronizadora.
- Tucho: O elemento intermediário entre o eixo de comando e a vareta. Pode ser:
- Mecânico: Necessita de ajuste manual de folga no mecanismo para compensar a dilatação térmica.
- Hidráulico: Ajusta automaticamente a folga, eliminando a necessidade de manutenção frequente e garantindo operação silenciosa.
- Vareta: Transmite o movimento do tucho ao balancim.
- Balancim: Converte o movimento linear da vareta em movimento angular para abrir a válvula.
- Válvulas: Componentes que regulam o fluxo de gases no motor, abrindo e fechando conforme o comando.
Funcionamento: O eixo de comando de válvulas gira, e seus ressaltos pressionam os tuchos. Isso transmite força para as varetas, que acionam os balancins, resultando na abertura das válvulas. O fechamento das válvulas é garantido pelas molas instaladas em cada uma delas.
Molas das Válvulas: Cada válvula possui de duas a três molas concêntricas enroladas em sentidos opostos. Essa configuração evita embaraçamento entre as molas, garantindo maior segurança e confiabilidade no funcionamento do motor.