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Este sistema é responsável por ajustar as proporções ideais de ar e combustível (gasolina) para formar a mistura que será utilizada na combustão do motor. Ele emprega três métodos distintos para atingir essa finalidade: carburação, injeção indireta e injeção direta.

Carburação

A formação da mistura ocorre em um carburador, que pode ser de dois tipos:

  • Carburador de Sucção: O combustível é aspirado pela baixa pressão criada pelo fluxo de ar que passa pelo motor. Esse é o tipo convencional.
  • Carburador de Pressão: Aqui, o combustível é pulverizado com a ajuda da pressão gerada por uma bomba instalada antes do carburador.
Fonte: Livro Aeronaves e Motores – Conhecimentos Técnicos de Avião – Jorge M. Homa

Injeção Indireta

Neste método, o combustível é pulverizado por injetores localizados nos dutos de admissão, antes das válvulas. Esse sistema melhora a atomização do combustível, aumentando a eficiência da combustão.

Fonte: Livro Aeronaves e Motores – Conhecimentos Técnicos de Avião – Jorge M. Homa

Injeção Direta

O combustível é diretamente pulverizado nas câmaras de combustão de cada cilindro. Essa técnica proporciona maior precisão na mistura e uma queima mais eficiente, resultando em melhor desempenho e menor emissão de poluentes.

Fonte: Livro Aeronaves e Motores – Conhecimentos Técnicos de Avião – Jorge M. Homa