Este sistema é responsável por ajustar as proporções ideais de ar e combustível (gasolina) para formar a mistura que será utilizada na combustão do motor. Ele emprega três métodos distintos para atingir essa finalidade: carburação, injeção indireta e injeção direta.
Carburação
A formação da mistura ocorre em um carburador, que pode ser de dois tipos:
- Carburador de Sucção: O combustível é aspirado pela baixa pressão criada pelo fluxo de ar que passa pelo motor. Esse é o tipo convencional.
- Carburador de Pressão: Aqui, o combustível é pulverizado com a ajuda da pressão gerada por uma bomba instalada antes do carburador.
Injeção Indireta
Neste método, o combustível é pulverizado por injetores localizados nos dutos de admissão, antes das válvulas. Esse sistema melhora a atomização do combustível, aumentando a eficiência da combustão.
Injeção Direta
O combustível é diretamente pulverizado nas câmaras de combustão de cada cilindro. Essa técnica proporciona maior precisão na mistura e uma queima mais eficiente, resultando em melhor desempenho e menor emissão de poluentes.