Sistema de Ignição de Turbinas

Sistema de Ignição de Turbinas

Os sistemas de ignição em motores a turbina são projetados para operar durante um curto período no ciclo de partida do motor. Eles são essenciais para garantir a ignição confiável da mistura ar-combustível, especialmente em condições adversas de altitude e temperatura.

Princípio de Funcionamento

A maioria dos motores turbojato utiliza um sistema de ignição do tipo capacitivo de alta energia. Esse sistema é composto por duas unidades idênticas e independentes, alimentadas por uma fonte elétrica de baixa tensão (geralmente a bateria da aeronave). A ignição ocorre por meio da descarga de um capacitor que libera uma centelha de alta intensidade, capaz de inflamar a mistura ar-combustível mesmo em baixas temperaturas.

Componentes Principais

Um sistema de ignição típico inclui:

Velas de Ignição

As velas de ignição em motores a turbina diferem das utilizadas em motores convencionais. Elas precisam resistir a correntes de alta energia, o que pode acelerar a erosão dos eletrodos. No entanto, devido ao curto período de operação, a manutenção dessas velas é reduzida. Existem dois tipos principais:

Manutenção e Inspeção

A manutenção do sistema de ignição envolve:

  • Inspeção periódica dos componentes para verificar a fixação de parafusos, braçadeiras e conexões elétricas.
  • Verificação de curtos-circuitos e arcos elétricos que possam comprometer o funcionamento do sistema.
  • Substituição de componentes danificados, como cabos queimados, conectores corroídos ou isoladores quebrados.
  • Teste de continuidade dos cabos de ignição para garantir a condução eficiente da alta tensão.

O sistema de ignição de motores a turbina é um dos elementos críticos para a confiabilidade operacional da aeronave, garantindo que a partida ocorra de forma segura e eficiente mesmo em condições ambientais adversas.