Sistema de Pouso por Instrumentos (ILS)
O Sistema de Pouso por Instrumentos (ILS – Instrument Landing System) é um auxílio de navegação que fornece informações precisas de direção e altitude para aeronaves durante a aproximação e pouso, especialmente em condições de baixa visibilidade. Ele é composto por três subsistemas principais:
1. Localizador de Pista (Localizer)
O localizador é responsável por fornecer informações horizontais, ajudando a alinhar a aeronave com o eixo da pista. Ele utiliza uma portadora de VHF na faixa de 108,1 a 111,95 MHz, modulada por tons de 90 Hz e 150 Hz.
As antenas estão dispostas de maneira a formar um feixe estreito perpendicular à pista. Quando a aeronave está centralizada no feixe, os tons de 90 Hz e 150 Hz se anulam. Isso permite ao piloto manter a trajetória correta para o eixo da pista.
2. Ângulo de Planeio (Glide Slope)
Esse subsistema fornece informações verticais para o piloto, orientando sobre a inclinação ideal de descida em relação à pista. Ele opera na faixa de UHF entre 329,15 e 335 MHz, também modulada pelos tons de 90 Hz e 150 Hz.
O transmissor está localizado próximo à cabeceira da pista, criando um feixe inclinado que representa o ângulo ideal de descida. Assim como no localizador, quando a aeronave está alinhada no centro do feixe, os dois tons se anulam, informando ao piloto que ele está na trajetória correta.
3. Marcadores de Pista (Marker Beacons)
Os marcadores são transmissores de sinais em 75 MHz localizados ao longo do eixo da pista. Eles indicam ao piloto o progresso da aeronave durante a aproximação final. Há três tipos principais:
- Marcador Externo (Outer Marker): Modulado em 400 Hz, indica que a aeronave está a cerca de 7 a 12 km da cabeceira da pista.
- Marcador Médio (Middle Marker): Modulado em 1.300 Hz, localizado entre 900 e 1.200 metros da cabeceira da pista.
- Marcador Interno (Inner Marker): Modulado em 3.000 Hz, usado em pistas de categoria III, muito próximo à cabeceira.
Esses três sistemas trabalham juntos para determinar a interseção ideal entre as informações horizontais e verticais, formando uma trajetória precisa de descida para a aeronave. Essa trajetória é essencial para operações seguras e eficientes, principalmente em condições meteorológicas adversas.