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A segurança a bordo das aeronaves é uma prioridade máxima na aviação, e o sistema de proteção contra incêndio nos motores desempenha um papel crucial nesse contexto. Este sistema, sofisticado e altamente integrado, é projetado para detectar e extinguir incêndios de forma eficiente, garantindo a proteção tanto da tripulação quanto dos passageiros.

Além disso, o conhecimento sobre as diferentes categorias de incêndios e os agentes extintores apropriados é essencial para a correta gestão de emergências.

Neste post, abordaremos os principais componentes e procedimentos relacionados ao sistema de proteção contra incêndio em motores, categorias de incêndio, agentes extintores e as melhores práticas para o manejo de incidentes tanto em voo quanto no solo.

Descrição do Sistema de Proteção Contra Incêndio em Motores

O sistema de proteção contra incêndio em motores é dividido em duas seções principais:

a) Sistema de Detecção de Superaquecimento e Incêndio: Este sistema utiliza sensores térmicos estrategicamente posicionados nas áreas com maior risco de incêndio. Existem dois tipos de sensores: os locais, que monitoram pontos específicos, e os sensores contínuos, em formato de fio, que cobrem áreas mais amplas ao longo de sua extensão.

Ao detectar níveis de calor acima do normal, o sistema ativa imediatamente um alarme sonoro e visual na cabine de comando, alertando a tripulação sobre a condição anormal.

b) Sistema de Extinção de Incêndio: Este sistema pode ser acionado automaticamente ou manualmente pelo piloto. Os componentes principais incluem as garrafas de agente extintor, a tubulação, as válvulas de controle e os aspersores, que são responsáveis pela distribuição do agente extintor para suprimir o fogo de maneira eficaz.

Fonte: Livro Aeronaves e Motores – Conhecimentos Técnicos de Avião – Jorge M. Homa

Categorias de Incêndio

Os incêndios são classificados em diferentes categorias, cada uma correspondendo a tipos específicos de materiais ou substâncias em combustão:

Classe A: Incêndios que envolvem materiais que deixam resíduos, como brasas ou cinzas. Exemplos incluem madeira, papel e tecidos.

Classe B: Refere-se a incêndios em líquidos inflamáveis, como gasolina, que estão em combustão.

Classe C: Abrange incêndios que ocorrem em materiais elétricos que estão energizados.

Classe D: Envolve metais em combustão, como magnésio.

Agentes Extintores

Os agentes extintores desempenham um papel crucial no combate a incêndios, sendo cada um adequado para tipos específicos de fogo. Os principais agentes extintores utilizados são:

Água: Atua no resfriamento de incêndios da Classe A. É comumente utilizada em extintores portáteis e veículos de combate a incêndio, podendo ser aplicada na forma de jato ou neblina.

Espuma: Eficaz na extinção de incêndios em líquidos inflamáveis (Classe B) por meio de abafamento. Embora seja corrosiva e possa danificar metais, é amplamente utilizada em incidentes aeronáuticos devido à sua alta eficiência em apagar incêndios causados por líquidos combustíveis.

Pó Químico: Utilizado para suprimir incêndios das Classes B e C, age por abafamento.

Pó Seco: Adequado para incêndios da Classe D, também atua por abafamento.

Dióxido de Carbono (CO₂): Preferido em incêndios envolvendo equipamentos elétricos, pois não conduz eletricidade, eliminando o risco de choques. No entanto, ao evaporar, pode causar queimaduras devido ao resfriamento intenso. Além disso, pode provocar asfixia em ambientes fechados, apesar de não ser tóxico.

É utilizado em extintores portáteis e fixos a bordo, mas muitas vezes é substituído pelo agente Halon, que possui características físicas semelhantes, mas oferece maior eficiência.

Procedimentos Contra Incêndio em Voo

Em caso de incêndio durante o voo, é fundamental que o piloto siga rigorosamente os procedimentos recomendados nos manuais da aeronave. Abaixo estão alguns princípios básicos aplicáveis a aviões leves:

a) Incêndio no Motor:

Interrompa imediatamente o fornecimento de combustível ao motor.

Desligue a chave elétrica geral (“Master Switch”).

Inicie os procedimentos para um pouso de emergência sem demora. Uma resposta rápida é essencial para evitar a propagação do fogo, que poderia comprometer a integridade estrutural da aeronave durante o voo.

Caso se confirme que o alarme de incêndio foi falso durante a descida, reverter as ações tomadas será suficiente para retomar o controle normal da aeronave.

b) Incêndio na Cabine:

Se o incêndio for de origem elétrica (por exemplo, se houver odor de fios queimados), desligue a chave elétrica geral (“Master Switch”).

Utilize os extintores de incêndio disponíveis e outros recursos a bordo para conter e extinguir o fogo.

Proceda para um pouso na pista mais próxima, a fim de realizar uma inspeção detalhada e adotar quaisquer medidas adicionais necessárias.

Procedimentos Contra Incêndio no Solo

É essencial que os procedimentos de segurança sejam rigorosamente seguidos em casos de incêndio no solo, tanto para proteger a aeronave quanto para garantir a segurança das pessoas envolvidas. Os principais procedimentos incluem:

a) Incêndio na Partida:

Siga os procedimentos detalhados nos manuais da aeronave.

Durante esses procedimentos, o fogo pode ser naturalmente extinto.

b) Incêndio Durante o Abastecimento:

O piloto ou a pessoa responsável pelo abastecimento deve estar adequadamente treinado para operar o equipamento ou o veículo de abastecimento.

O equipamento de combate a incêndio deve estar pronto para uso imediato.

Em caso de incêndios de grandes proporções, será necessária a intervenção de um veículo de combate a incêndio, operado por uma equipe treinada e equipada com os devidos recursos de proteção, como capacetes, roupas especializadas, botas, respiradores e ferramentas, devido ao elevado risco envolvido.

A compreensão detalhada dos sistemas de proteção contra incêndio em motores, das categorias de incêndio e dos agentes extintores é fundamental para garantir a segurança operacional em situações de emergência.

Os procedimentos descritos são parte integral do treinamento de pilotos e tripulantes, e sua correta aplicação pode significar a diferença entre um incidente controlado e um desastre.

Portanto, é vital que todos os envolvidos na operação de aeronaves estejam familiarizados com esses sistemas e preparados para agir de forma rápida e eficaz em caso de necessidade. A segurança na aviação depende da prevenção e da resposta eficiente a emergências, e o conhecimento técnico é a base para isso.