O sistema de resfriamento a líquido utiliza um fluido para absorver o calor gerado nos cilindros e cabeças do motor. Esse fluido, frequentemente uma mistura de água e etileno glicol, circula pelo motor, absorvendo calor. Em seguida, passa por um radiador, onde o calor é dissipado no ambiente por meio do contato com o ar.
O etileno glicol é escolhido devido a suas propriedades vantajosas, como resistência a congelamento e ebulição, e sua capacidade de expandir minimamente ao congelar, prevenindo danos às tubulações. Esse tipo de resfriamento permite controle preciso e estabilidade da temperatura operacional do motor, possibilitando projetos com folgas menores entre componentes. Essa precisão melhora a eficiência, potência, durabilidade e confiabilidade do motor.
Entretanto, esse sistema é pouco utilizado na aviação devido a seu custo elevado, maior complexidade mecânica e peso adicional em relação aos sistemas de resfriamento a ar. O peso é um fator crítico na aviação, influenciando diretamente o desempenho e a eficiência da aeronave.