O sistema de vácuo em aeronaves tem a função de fazer a rotação dos giroinstrumentos por meio de uma corrente de ar succionada contra as palhetas do rotor. Esse movimento é similar ao funcionamento de uma roda de água ou uma turbina. O ar, ao passar pelo filtro sob pressão atmosférica, move as palhetas do rotor e é extraído por uma linha até a fonte de vácuo, sendo finalmente expelido para a atmosfera.
As fontes de vácuo podem ser bombas de vácuo mecânicas ou venturis. A bomba de vácuo é acionada pelo motor da aeronave, enquanto o venturi funciona pela diferença de pressão gerada pela passagem do ar externo em alta velocidade por uma restrição. O nível de vácuo necessário para a operação dos instrumentos de voo varia entre 3,5 e 4,5 polegadas de mercúrio e é regulado por uma válvula de alívio de vácuo posicionada na linha de suprimento. Em instalações específicas, como em indicadores de curva, que requerem menor sucção, utiliza-se uma válvula reguladora adicional para ajustar o nível de vácuo necessário ao funcionamento seguro desses instrumentos.