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Sistema Giromagnético PN-101 e Indicador de Curso 331A-3G

O sistema giromagnético PN-101 é utilizado para fornecer informações de rumo magnético a partir da integração de uma bússola magnética e um giroscópio direcional. Esse sistema é especialmente projetado para corrigir os erros do giro direcional de forma automática. Aqui estão os principais aspectos do funcionamento e os procedimentos operacionais relacionados ao sistema:

  1. Energização e Verificação Inicial:
    • Quando o sistema é ligado, o indicador de curso (modelo 331A-3G) exibe inicialmente a bandeira “HDG”.
    • Após cerca de um minuto, essa bandeira desaparece, indicando que o sistema está operando normalmente e que as informações de rumo são válidas.
    • Caso a bandeira “HDG” permaneça visível ou reapareça, as indicações de rumo devem ser consideradas inválidas, e o sistema deve ser desligado para evitar informações imprecisas.
  2. Correção Automática de Erros:
    • Durante condições normais de voo, o sistema corrige os erros do giro direcional a uma taxa de 3° por minuto, garantindo maior precisão nas indicações de rumo.
  3. Acoplamento Manual Rápido:
    • Para ajustes manuais rápidos, o interruptor de acoplamento deve ser mantido na posição “ACOPL. RÁPIDO”. Nessa configuração, o cartão compasso gira a uma taxa de 300° por minuto para ajustes rápidos de rumo.
  4. Indicações e Bandeiras de Falha:
    • A bandeira “NAV” indica problemas no sistema VHF NAV, como funcionamento anormal, sintonia incorreta ou recepção de sinais não confiáveis.
    • Durante uma operação ILS, se a bandeira do “glide slope” aparecer, isso indica que os sinais recebidos para a rampa de planeio não são confiáveis ou que o sistema de bordo está com mau funcionamento. Contudo, as informações relacionadas ao localizador (LOC) e ao rumo (HDG) não são afetadas.
  5. Elementos Auxiliares do Indicador:
    • Mesmo que algumas falhas sejam detectadas, componentes como a barra de desvio lateral, o ponteiro GS e o indicador “TO FROM” continuam fornecendo informações relevantes para a navegação.

Essas características tornam o PN-101 uma ferramenta eficaz para navegação aérea, proporcionando precisão e confiabilidade em condições normais e auxiliando o piloto em ajustes e diagnósticos em caso de falhas.