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Sistema ILS

O Sistema de Pouso por Instrumentos (ILS) é um sistema de navegação aérea que auxilia o piloto na aproximação de precisão para pouso, oferecendo orientação lateral e vertical. Diferentemente de procedimentos de não-precisão (como os que utilizam VOR, DME ou NDB, que fornecem apenas orientação lateral), o ILS utiliza transmissores para criar um guia contínuo de descida e alinhamento com a pista.

O sistema é composto por transmissores terrestres, como o localizador (LLZ), que orienta lateralmente a aeronave em relação ao eixo da pista, e o glide slope (GS), que define a trajetória ideal de descida. Há também marcadores que indicam pontos-chave na aproximação, e sistemas de luzes que melhoram a visibilidade e segurança, especialmente em condições de baixa visibilidade.

Os procedimentos ILS têm como referência a Decision Altitude (DA), abaixo da qual o piloto só pode continuar se tiver contato visual com a pista. Caso contrário, deve realizar uma arremetida. Este tipo de procedimento, ao contrário do método step descent usado em aproximações de não-precisão, permite uma descida contínua e mais segura.

Embora o ILS seja o sistema mais utilizado e confiável atualmente, sua instalação depende de fatores econômicos e topográficos. Em locais como o Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, sua instalação é inviável devido a obstáculos ao redor. Além disso, os avanços em tecnologia RNAV podem futuramente oferecer precisão equivalente ou superior ao ILS, diversificando as opções de aproximação por instrumentos.