Sistema Paralelo Segmentado
O sistema paralelo segmentado é uma configuração de distribuição de potência elétrica utilizada em aeronaves de grande porte, como o Boeing 747-400, que proporciona maior flexibilidade e segurança no fornecimento de energia. Nesse sistema, os geradores acionados pelos motores (IDGs) são conectados aos seus respectivos barramentos CA através de disjuntores de controle do gerador (GCBs). Os barramentos CA podem ser sincronizados em paralelo por meio de disjuntores da ligação do barramento (BTBs) e de um disjuntor específico chamado disjuntor de sistema segmentado (SSB).
O SSB permite que o sistema opere de duas maneiras: fechado, unindo todos os barramentos em paralelo, ou aberto, separando os sistemas direito e esquerdo, cada um operando de forma independente. Isso melhora a redundância e a confiabilidade, garantindo que, em caso de falha de um gerador ou barramento, o sistema restante continue operando.
Esse sistema pode aceitar energia externa de duas fontes distintas (EXT 1 e EXT 2) e também de unidades auxiliares de força (APUs). Além disso, existem barramentos dedicados para manuseio e manutenção no solo (GH e GS). Durante operações de solo, os barramentos GH alimentam equipamentos necessários, como iluminação externa e bombas de combustível, enquanto os barramentos GS são ativados pelos comissários de bordo para alimentar a iluminação interna e o carregador de bateria principal.
A vantagem do sistema paralelo segmentado é a capacidade de isolar falhas, manter a continuidade do fornecimento de energia e garantir operações seguras durante voo e manutenção no solo.