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O sistema pneumático é amplamente utilizado em aeronaves para acionar mecanicamente diversos componentes, oferecendo uma alternativa eficiente e confiável aos sistemas hidráulico e elétrico em determinadas aplicações. Ele emprega ar comprimido como meio de operação e é essencial em vários subsistemas da aeronave.

Componentes Principais

  1. Compressor de Ar
    • Responsável por gerar o ar comprimido necessário para o sistema. O ar é captado, comprimido e direcionado para o reservatório.
    • Pode ser acionado por motores da aeronave ou por fontes externas, dependendo do tipo de operação e da aplicação.
  2. Reservatório
    • Armazena o ar comprimido para uso quando necessário. O tamanho e a pressão de operação variam conforme as demandas do sistema.
  3. Rede de Distribuição
    • Tubulações que transportam o ar comprimido do reservatório para os componentes que necessitam de acionamento.
    • Inclui filtros para remover partículas e umidade, garantindo a qualidade do ar comprimido.
  4. Componentes Secundários
    • Válvulas: Controlam o fluxo de ar, regulando sua direção, pressão e intensidade.
    • Manômetros: Indicadores que monitoram a pressão do sistema.
    • Reguladores: Ajustam a pressão para atender aos requisitos de diferentes componentes do sistema.

Pressões de Operação

  • Alta pressão: Alguns sistemas pneumáticos operam com pressões de até 3000 psi, sendo utilizados em aplicações que demandam maior força ou energia.
  • Baixa pressão: Outros subsistemas, como motores pneumáticos para partida de motores a reação, funcionam em pressões mais baixas, na faixa de 100 a 150 psi.

Aplicações

O sistema pneumático desempenha diversas funções em aeronaves:

  • Partida de motores a reação: Motores pneumáticos utilizam o ar comprimido para girar o eixo do motor até atingir a velocidade necessária para a ignição.
  • Acionamento de freios e flaps: Em algumas aeronaves, freios e superfícies de controle são operados pneumaticamente.
  • Portas e trens de pouso: Certas portas de compartimento e sistemas de rebaixamento de trem de pouso usam acionamento pneumático.
  • Sistemas auxiliares: Incluem despressurização controlada de cabines e alimentação de ferramentas pneumáticas em operações de manutenção.

Vantagens

  • Leveza e simplicidade: O sistema pneumático tem menos componentes móveis em comparação aos sistemas hidráulicos, reduzindo o peso e a complexidade.
  • Confiabilidade: A natureza do ar comprimido o torna menos suscetível a falhas críticas, como vazamentos de fluido.
  • Facilidade de manutenção: É mais fácil de diagnosticar e reparar, já que não há riscos de contaminação por fluidos.

Limitações

  • Eficiência reduzida em altas demandas: Em aplicações que exigem força contínua e elevada, o sistema hidráulico geralmente é mais eficiente.
  • Ruído: O sistema pneumático pode ser mais ruidoso devido ao uso de ar comprimido.
Livro Aeronaves e Motores – Conhecimentos Técnicos de Avião – Jorge M. Homa