O sistema pneumático é amplamente utilizado em aeronaves para acionar mecanicamente diversos componentes, oferecendo uma alternativa eficiente e confiável aos sistemas hidráulico e elétrico em determinadas aplicações. Ele emprega ar comprimido como meio de operação e é essencial em vários subsistemas da aeronave.
Componentes Principais
- Compressor de Ar
- Responsável por gerar o ar comprimido necessário para o sistema. O ar é captado, comprimido e direcionado para o reservatório.
- Pode ser acionado por motores da aeronave ou por fontes externas, dependendo do tipo de operação e da aplicação.
- Reservatório
- Armazena o ar comprimido para uso quando necessário. O tamanho e a pressão de operação variam conforme as demandas do sistema.
- Rede de Distribuição
- Tubulações que transportam o ar comprimido do reservatório para os componentes que necessitam de acionamento.
- Inclui filtros para remover partículas e umidade, garantindo a qualidade do ar comprimido.
- Componentes Secundários
- Válvulas: Controlam o fluxo de ar, regulando sua direção, pressão e intensidade.
- Manômetros: Indicadores que monitoram a pressão do sistema.
- Reguladores: Ajustam a pressão para atender aos requisitos de diferentes componentes do sistema.
Pressões de Operação
- Alta pressão: Alguns sistemas pneumáticos operam com pressões de até 3000 psi, sendo utilizados em aplicações que demandam maior força ou energia.
- Baixa pressão: Outros subsistemas, como motores pneumáticos para partida de motores a reação, funcionam em pressões mais baixas, na faixa de 100 a 150 psi.
Aplicações
O sistema pneumático desempenha diversas funções em aeronaves:
- Partida de motores a reação: Motores pneumáticos utilizam o ar comprimido para girar o eixo do motor até atingir a velocidade necessária para a ignição.
- Acionamento de freios e flaps: Em algumas aeronaves, freios e superfícies de controle são operados pneumaticamente.
- Portas e trens de pouso: Certas portas de compartimento e sistemas de rebaixamento de trem de pouso usam acionamento pneumático.
- Sistemas auxiliares: Incluem despressurização controlada de cabines e alimentação de ferramentas pneumáticas em operações de manutenção.
Vantagens
- Leveza e simplicidade: O sistema pneumático tem menos componentes móveis em comparação aos sistemas hidráulicos, reduzindo o peso e a complexidade.
- Confiabilidade: A natureza do ar comprimido o torna menos suscetível a falhas críticas, como vazamentos de fluido.
- Facilidade de manutenção: É mais fácil de diagnosticar e reparar, já que não há riscos de contaminação por fluidos.
Limitações
- Eficiência reduzida em altas demandas: Em aplicações que exigem força contínua e elevada, o sistema hidráulico geralmente é mais eficiente.
- Ruído: O sistema pneumático pode ser mais ruidoso devido ao uso de ar comprimido.