Sistemas de Aumento de GPS
Os sistemas de aumento de GPS são tecnologias desenvolvidas para melhorar a precisão, confiabilidade e disponibilidade do GPS, especialmente para uso em navegação aérea. Nos Estados Unidos, destacam-se o WAAS (Wide Area Augmentation System) e o LAAS (Local Area Augmentation System), ambos projetados para atender às exigências de todas as fases de voo, incluindo aproximações de pouso.
Wide Area Augmentation System (WAAS)
- Funcionamento:
- Rede de Estações Terrestres:
- Uma rede de estações de referência no solo mede variações nos sinais de satélite GPS.
- Correção em Tempo Real:
- Os dados das estações de referência são enviados para estações mestras, que processam as variações e enviam correções para satélites geoestacionários.
- Transmissão para a Aeronave:
- Os satélites WAAS retransmitem as mensagens de correção para receptores GPS com função WAAS nas aeronaves.
- O receptor utiliza essas correções para calcular a posição com extrema precisão.
- Rede de Estações Terrestres:
- Cobertura e Aplicação:
- Cobre os Estados Unidos, incluindo o Havaí e partes do Canadá e México.
- Permite que aeronaves usem o GPS para todas as fases do voo, incluindo aproximações de pouso em aeroportos dentro da área de cobertura.
- Classificação ICAO:
- Chamado de SBAS (Satellite-Based Augmentation System) pela ICAO.
- Sistemas similares estão sendo desenvolvidos na Europa (EGNOS) e Ásia.
Local Area Augmentation System (LAAS)
- Funcionamento:
- O LAAS fornece correções em um nível mais refinado do que o WAAS, utilizando estações terrestres locais instaladas nos aeroportos.
- Cobertura Local:
- Abrange um raio de aproximadamente 25 NM (milhas náuticas) em torno de cada aeroporto equipado.
- Correção Diferencial:
- As estações terrestres locais calculam a posição com base em sinais GPS recebidos e a comparam com posições levantadas topograficamente.
- As correções são transmitidas às aeronaves por um link de dados VHF.
- Aplicações:
- Ideal para aproximações de precisão em condições de baixa visibilidade.
- Permite que os receptores GPS apresentem informações semelhantes às de um ILS.
Impacto na Aviação
- Evolução da Confiabilidade do GPS:
- Inicialmente, o GPS foi usado como um sistema complementar à navegação por área.
- Com o tempo, certificações como TSO-C129a e TSO-C146a permitiram o uso do GPS como fonte primária de navegação em cruzeiros e aproximações de não precisão.
- Certificação TSO-C146a:
- Publicada em 2002, certifica equipamentos GPS que utilizam WAAS para aproximações de precisão sem necessidade de outros equipamentos de navegação convencionais.
- Benefícios Operacionais:
- Melhor precisão em todas as fases do voo.
- Redução de dependência de infraestruturas terrestres convencionais, como VOR e ILS.
- Maior segurança em aproximações de baixa visibilidade.
Resumo
Os sistemas de aumento de GPS, como WAAS e LAAS, complementam e potencializam o uso do GPS em aviação. Com cobertura mais ampla (WAAS) e correções locais refinadas (LAAS), essas tecnologias permitem que aeronaves modernas operem com maior precisão e confiabilidade, transformando o GPS em uma ferramenta essencial para navegação aérea.