Sistemas de Energia de Velocidade Variável e Frequência Constante (VSCF)
Os sistemas de VSCF (Variable-Speed Constant-Frequency) foram desenvolvidos para eliminar a necessidade de acionamentos hidromecânicos de velocidade constante (CSD – Constant Speed Drive) em aeronaves, simplificando o fornecimento de energia elétrica trifásica de 400 Hz. Esses sistemas utilizam a tecnologia de estado sólido para converter a energia gerada em uma frequência constante, independentemente da rotação variável do motor.
Princípio de Operação
- Gerador de velocidade variável:
O gerador é acoplado diretamente ao motor, o que significa que sua velocidade rotacional e, consequentemente, a frequência de saída variam conforme o rpm do motor. - Conversor VSCF:
A corrente alternada de frequência variável gerada pelo motor é transmitida para um retificador de onda completa, onde é convertida em corrente contínua (CC) e filtrada. - Circuito inversor:
A corrente contínua passa por um inversor de alta potência, que a converte novamente em corrente alternada de 400 Hz, com as características elétricas adequadas (115/200 V trifásico).
Componentes Principais
- Gerador CA sem escovas: Produz energia trifásica variável diretamente a partir do motor da aeronave.
- Conversor VSCF: Inclui o retificador, o circuito inversor e sistemas de controle.
- Unidade de Controle do Conversor Gerador (GCCU): Responsável pelo controle e proteção do sistema, utilizando um regulador de tensão e circuitos de teste integrados.
- Arrefecimento:
- Pulverização de óleo no gerador.
- Óleo e ar forçado para o conversor.
- Convecção para a GCCU.
Desempenho e Especificações
- Saída: 115/200 V CA trifásica a 400 Hz.
- Potência contínua: 60 kVA.
- Potência de pico: 80 kVA por 5 segundos.
- Velocidade de entrada: 4.630 a 8.600 rpm.
- Peso total: 65,8 kg (145 lb) para o gerador, conversor e GCCU combinados.
- Fator de potência: De um atraso de 0,75 a um avanço de 0,95.
Vantagens
- Eliminação do CSD: Reduz componentes mecânicos, aumentando a confiabilidade e simplificando a instalação.
- Flexibilidade de montagem: A unidade de controle do sistema VSCF pode ser instalada em qualquer parte da aeronave, permitindo um projeto mais compacto da nacele do motor.
- Baixa manutenção: Com apenas duas partes móveis (bomba de óleo e rotor do gerador), o sistema exige menos manutenção do que os sistemas tradicionais baseados em CSD.
- Testes integrados (BIT):
O sistema possui equipamentos de teste integrados que permitem a detecção rápida de falhas. Os testes são realizados em dois níveis:- Teste de linha de voo: Ativado por uma chave no conversor, com indicadores luminosos que mostram se a falha ocorreu no sistema VSCF ou na fiação da aeronave.
- Teste em bancada: Utilizado para conserto detalhado após a remoção do sistema da aeronave.
Futuro dos Sistemas VSCF
Embora o uso de sistemas VSCF ainda seja limitado, eles vêm demonstrando potencial superior em termos de confiabilidade e redução de custos operacionais. Com base nas projeções positivas, os sistemas VSCF estão se consolidando como a próxima geração de sistemas de fornecimento de energia elétrica em aeronaves modernas.