Sistemas de Voo Eletrônicos (EFIS)
Os sistemas de instrumentos de voo eletrônicos (EFIS – Electronic Flight Instrument System) revolucionaram o painel de controle das aeronaves modernas, reduzindo significativamente a poluição visual e consolidando informações em displays multifuncionais. Inicialmente focados em exibir instrumentos de voo básicos, os EFIS evoluíram para sistemas integrados capazes de apresentar dados de aeronave, motores, condições meteorológicas e informações de pré-voo.
Componentes e Configuração
Um EFIS típico inclui:
- Displays Primários: Geralmente dois EADIs (Indicadores Eletrônicos de Atitude e Direção) e dois EHSIs (Indicadores Eletrônicos de Situação Horizontal), um para cada piloto.
- Displays Multifunção (MFD): Posicionados no console central, mostram informações de radar meteorológico, navegação e diagnóstico. Em casos de falha, podem substituir os displays primários.
- Gerador de Símbolos (SG): Processa dados recebidos de sensores e sistemas da aeronave e os transmite aos displays.
- Unidade Processadora de Display (DPU): Recebe dados diretamente dos sensores e da Unidade Processadora Multifuncional (MPU), que centraliza informações de navegação, radar e outros sistemas da aeronave.
Características Técnicas
Os EFIS empregam barramentos de dados digitais (como ARINC 429) para transferir informações entre seus componentes. Isso reduz significativamente o peso em comparação com sistemas analógicos, que exigiriam cabos adicionais.
Os sistemas incluem funcionalidades como:
- Modo Reversionário: Permite que um único display combine funções de ADI e HSI em caso de falha de outro display.
- Equipamento de Teste Integrado (BITE): Facilita o diagnóstico e manutenção, permitindo acesso a dados de falhas diretamente nos displays.
Vantagens
- Redução de Peso: Substituem instrumentos analógicos por telas digitais leves.
- Maior Clareza e Flexibilidade: Apresentação visual clara com a capacidade de alternar entre diferentes modos e dados.
- Automação e Integração: Consolida dados de navegação, meteorologia, controle de voo e gerenciamento de motores.
Diagnóstico e Manutenção
Os problemas mais comuns nos EFIS são relacionados à fiação e conectores:
- Conexões Soltas ou Corrosão: Causam falhas intermitentes ou constantes.
- Unidades Substituíveis (LRUs): Embora sejam confiáveis, devem ser verificadas após testes nos sistemas de fiação e sensores, já que substituí-las sem diagnóstico adequado raramente resolve o problema.
Para identificar e resolver falhas:
- Verifique a integridade da fiação antes de substituir uma LRU.
- Utilize o BITE para análise de diagnóstico e localização de falhas.
- Em sistemas com componentes intercambiáveis, teste com peças do outro lado da aeronave, respeitando as compatibilidades.