Sistemas Elétricos Paralelos
Em sistemas paralelos de distribuição de potência elétrica em aeronaves, todos os geradores de corrente alternada (CA) são conectados a um barramento comum de distribuição. Esta configuração é essencial para garantir a divisão de carga uniforme entre três ou mais geradores, evitando sobrecargas e falhas críticas.
Os geradores em paralelo precisam operar de maneira sincronizada, o que requer que suas tensões, frequências e sequências de fase estejam dentro de limites estritos. O barramento de ligação, ou barramento de sincronização, conecta a saída de todos os geradores e permite a transferência eficiente de energia. Os disjuntores de geradores (GCBs) e os disjuntores de barramento de ligação (BTBs) desempenham papel vital ao conectar ou isolar geradores conforme a demanda operacional e eventuais falhas.
Em caso de falha de um gerador, o GCB correspondente se abre, isolando o gerador avariado, enquanto o barramento de carga continua recebendo energia dos geradores restantes conectados ao barramento de ligação. Se a falha resultar em sobrecarga, tanto o GCB quanto o BTB do barramento de carga são abertos para isolar o segmento defeituoso e proteger o sistema. Essa redundância garante que as cargas críticas permaneçam alimentadas.
Quando múltiplos geradores falham, os geradores remanescentes sustentam o sistema. Nesse cenário, cargas não essenciais são automaticamente desconectadas para evitar sobrecarga nos geradores ainda operacionais. Esse tipo de sistema garante a continuidade da operação elétrica e minimiza os riscos de perda de energia total na aeronave.