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Tacômetro Elétrico

O tacômetro elétrico é um instrumento de medição da rotação do motor, também conhecido como tacogerador. Na prática, trata-se de um gerador de corrente alternada trifásica que é acionado pela rotação do motor. O princípio de funcionamento baseia-se na relação entre a frequência gerada e a velocidade de rotação, já que a frequência da corrente alternada trifásica gerada é proporcional à rotação do tacogerador.

Ao ser acionado, o tacogerador produz uma corrente trifásica cuja frequência aumenta conforme a velocidade de rotação do motor. A tensão de saída varia com a velocidade, mas, nesse caso, o valor relevante para a medição é a frequência, e não a tensão. Essa corrente alimenta um motor síncrono localizado dentro do indicador. O motor síncrono gira à mesma velocidade do tacogerador, acionando um ímã permanente que, por sua vez, opera um mecanismo de tração magnética, semelhante ao utilizado em tacômetros mecânicos.

Esse sistema permite que o ponteiro do tacômetro forneça uma leitura precisa da rotação do motor em RPM (rotações por minuto) ou em porcentagem de RPM. No caso de indicadores em porcentagem, a escala principal é dividida em incrementos de 10%, complementada por uma escala menor com subdivisões de 1%.

A força do ímã permanente no motor síncrono, seja bipolo ou tetrapolo, não é crítica porque a função de medição se baseia na frequência, ao contrário de sistemas onde a tensão é diretamente responsável pelo deslocamento do ponteiro. Este tipo de instrumento é amplamente utilizado em motores de turbina, como o modelo PT6, para monitorar as rotações das seções Ng (compressor de gás) e Nh (compressor de alta pressão).