Temperatura
A temperatura é um parâmetro crucial que influencia diretamente as propriedades físicas dos fluidos, especialmente dos gases, afetando seu estado físico. Na aviação, as escalas de temperatura amplamente utilizadas são Celsius, Fahrenheit e Kelvin, cada uma com características e aplicações específicas.
Escalas de Temperatura
- Escala Celsius (°C): Baseia-se nos pontos de congelamento (0°C) e ebulição (100°C) da água em condições padrão, com divisões uniformes entre esses pontos.
- Escala Fahrenheit (°F): Define o ponto de congelamento da água em 32°F e o de ebulição em 212°F, totalizando 180 divisões iguais.
- Escala Kelvin (K): Considera o zero absoluto (-273,15°C), onde o movimento molecular cessa completamente. É essencial em estudos científicos e cálculos envolvendo gases.
Conversões de Temperatura
A precisão em medições e cálculos depende da conversão entre escalas:
- De Celsius para Kelvin: K=°C+273.15K = °C + 273.15.
- De Fahrenheit para Celsius: °C=(°F−32)1.8°C = \frac{(°F – 32)}{1.8}.
- De Fahrenheit para Rankine (escala absoluta correspondente ao Fahrenheit): Adiciona-se 460 ao valor em Fahrenheit para conversões acima de zero; subtrações para valores negativos.
Zero Absoluto
O zero absoluto é um conceito fundamental na termodinâmica, representando a temperatura na qual as moléculas cessam movimento completamente. Experimentalmente, para o hidrogênio, esse ponto foi identificado como -273,16°C. Em Kelvin, esse ponto é o marco zero (0 K).
Aplicações na Aviação
- Gases: As propriedades dos gases, como densidade e pressão, são altamente dependentes da temperatura. Tais variáveis são críticas para cálculos de desempenho de motores e sistemas de pressurização.
- Sistemas de Navegação e Controle: Termômetros e outros sensores de temperatura são calibrados de acordo com a escala mais adequada ao sistema e ao país onde o equipamento é utilizado.
A escala Kelvin é predominante em trabalhos científicos e em manuais técnicos, enquanto a escala Fahrenheit ainda é popular em países como os Estados Unidos. A compreensão das diferenças e a capacidade de converter entre essas escalas são essenciais para a operação segura e eficiente de aeronaves.