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O terceiro tempo em um motor de combustão interna é caracterizado por três eventos principais:

  1. Ignição da Mistura: A ignição ocorre quando a vela de ignição gera uma faísca, inflamando a mistura de ar e combustível dentro do cilindro. Isso é essencial para iniciar a combustão que impulsionará o motor.
  2. Combustão e Expansão: A combustão da mistura libera energia térmica, elevando a pressão no interior do cilindro. Este aumento de pressão impulsiona o pistão para baixo. É nesta fase que os gases em expansão realizam trabalho mecânico, transformando a energia química do combustível em energia útil para movimentar o motor.
  3. Produção de Trabalho: Este é o único momento em que o motor efetivamente realiza trabalho para gerar potência. No entanto, o movimento do motor continua devido à inércia acumulada nas partes rotativas, como o volante do motor, até o próximo ciclo.
Fonte: Livro Aeronaves e Motores – Conhecimentos Técnicos de Avião – Jorge M. Homa

Na prática, a ignição ocorre antes do pistão atingir o ponto morto superior (PMS), garantindo uma combustão eficiente e permitindo que a pressão máxima atue durante a expansão. Essa antecipação é ajustada pelo avanço de ignição, que otimiza o desempenho e a eficiência do motor.