Teste de sensores de motor
Teste de sensores de motor
O teste de isolamento, continuidade e resistência ôhmica da seção sensora do motor visa garantir a precisão da medição de temperatura do gás de escape (T5), essencial para o monitoramento de desempenho e a segurança do motor.
Para iniciar, remova os parafusos de conexão e desconecte os terminais do bloco de terminais. Em seguida, conecte o equipamento de teste a um dos terminais e à massa do gerador de gases. O valor de resistência esperado deve ser de no mínimo 5000 ohms. Repita o procedimento para o outro terminal, assegurando-se do mesmo valor mínimo.
Depois, conecte o equipamento de teste aos dois terminais simultaneamente. O valor de resistência entre eles deve estar entre 0,58 e 0,74 ohms. Caso algum sensor esteja danificado, o valor de resistência pode não sair dos limites especificados, mas isso pode levar a falhas na indicação de T5. Para uma verificação detalhada dos sensores individualmente, consulte o Capítulo 77 do Manual de Manutenção PW referente ao motor PT6A-25C. Vale ressaltar que este procedimento exige a remoção prévia da seção de potência do motor.
Por fim, reconecte os terminais ao bloco usando os parafusos de conexão, e aperte-os com o torque recomendado: 20 a 25 lb.pol para o parafuso de menor diâmetro e 25 a 30 lb.pol para o maior. Este processo garante que os sensores estejam devidamente fixados e operacionais.