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Transmissão de Dados

A transmissão de dados em aeronaves modernas é realizada principalmente por barramentos de dados, que conectam dispositivos digitais, como LRUs (Unidades Substituíveis Durante a Escala). Esses barramentos podem usar:

  • Fios de cobre para transmissão elétrica.
  • Cabos de fibra ótica, que transmitem energia luminosa, são mais leves e imunes a interferências eletromagnéticas.

Tipos de Transmissão:

  1. Transmissão Serial:
    • Dados binários (1s e 0s) são enviados um de cada vez em sequência.
    • Requer menos fios, mas necessita de conversão de formatos paralelos para seriais e vice-versa.
    • Utiliza multiplexadores para converter dados paralelos em seriais e demultiplexadores para a conversão inversa.
  2. Transmissão Paralela:
    • Envia vários bits simultaneamente, exigindo mais fios (um por bit).
    • É menos comum devido à complexidade e peso dos fios em sistemas críticos como os de aeronaves.

Transmissão em Fibra Óptica:

  • Envolve a conversão de sinais elétricos em luminosos (usando LEDs ou lasers) para transporte através de fibras óticas.
  • A recepção exige um fotodetector (como um fotodiodo) para converter a luz de volta em sinais elétricos.
  • Amplificadores e buffers podem ser usados para garantir qualidade e armazenamento de dados.

Organização e Controle:

Os dados são organizados em grupos (como bytes ou palavras) e transmitidos sequencialmente em formato serial. A Unidade Central de Controle (CCU) gerencia os tempos de transmissão e recepção para assegurar a sincronização e integridade dos dados.

Este método de transmissão serial é amplamente utilizado devido à sua eficiência em sistemas críticos, como os de aviação, onde confiabilidade, redução de peso e imunidade a interferências são essenciais.