Marcação Cruzada
A técnica de utilização de duas linhas de posição é fundamental para a navegação aérea, especialmente em procedimentos convencionais como chegadas (STAR) e saídas (SID). Esse método permite determinar a posição exata de uma aeronave cruzando duas radiais obtidas de auxílios à navegação, como VOR ou NDB.
Para que essa técnica seja precisa, o ângulo entre as linhas de posição deve ser de no mínimo 45°, evitando erros significativos no posicionamento. Na prática, ajustam-se os instrumentos da aeronave para capturar as radiais específicas de dois auxílios distintos. Por exemplo:
- Fixo TUBE: Determinado pelo cruzamento da radial 179° do VOR PIR e da radial 024° do VOR CPN. O piloto ajusta o curso 179° no NAV1 (frequência do VOR PIR) e o curso 024° no NAV2 (frequência do VOR CPN). A posição TUBE é confirmada quando ambas as radiais são cruzadas durante o voo.
- Fixo TRIM: Semelhante ao TUBE, mas com as radiais 179° (VOR PIR) e 067° (VOR CPN).
Em outro exemplo, utilizando NDB e VOR, a posição BURI em um antigo procedimento SID do Aeroporto de Congonhas é obtida cruzando o QDR 088° do NDB DAD e a radial 201° do VOR BCO. Nesse caso, sintoniza-se o VOR no NAV1 ou NAV2 para a frequência do VOR BCO, enquanto o NDB é configurado no ADF para a frequência do DAD.
Esses exemplos enfatizam a necessidade de precisão nos ajustes dos instrumentos de navegação, garantindo a determinação confiável da posição da aeronave, mesmo em procedimentos desatualizados, como os citados, substituídos por sistemas RNAV na TMA-SP a partir de 2013.