Navegação VOR/DME
O VOR (VHF Omnidirectional Range) e o DME (Distance Measuring Equipment) são dispositivos fundamentais na navegação aérea. O VOR indica a radial, ou seja, a linha imaginária que parte do equipamento em direção a um ponto da bússola, fornecendo uma orientação angular precisa para a aeronave. O DME complementa essa informação ao medir a distância entre a aeronave e a estação de referência, calculada em milhas náuticas.
Essa combinação, conhecida como marcação cruzada, é frequentemente usada em procedimentos de navegação como cartas de chegada (STAR), saída (SID) e aproximação (IAC). Ao cruzar a radial fornecida pelo VOR com a distância obtida pelo DME, a posição exata da aeronave é determinada.
Um exemplo típico é o procedimento de aproximação VOR/DME, como o da pista 36 do Aeroporto dos Guararapes em Recife. Nesse caso, a posição ARIL é definida pelo cruzamento da radial 166 (curso 346) com a distância de 7 milhas náuticas (DME), ambas as informações originadas do VOR/DME designado REC.
Este método é simples e eficaz, facilitando a navegação aérea e garantindo maior precisão na determinação da localização da aeronave em relação a pontos específicos no espaço aéreo.