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A Válvula de Corte e Seletora é um componente essencial do sistema de combustível de aeronaves, permitindo ao piloto controlar o fluxo de combustível e selecionar o tanque de onde ele será fornecido. Sua correta operação é crucial para o balanceamento da aeronave e para a segurança do voo.

Livro Aeronaves e Motores – Conhecimentos Técnicos de Avião – Jorge M. Homa

Função

  1. Controle de Fluxo:
    • Permite ao piloto interromper completamente o fornecimento de combustível (posição OFF).
    • Essencial em situações de emergência, como um incêndio no motor.
  2. Seleção do Tanque:
    • O piloto pode optar por alimentar o motor de um tanque específico ou de ambos, dependendo das necessidades operacionais.

Configurações Comuns

  • LEFT: Seleciona o tanque esquerdo.
  • RIGHT: Seleciona o tanque direito.
  • BOTH: Alimenta o motor ou motores usando combustível de ambos os tanques simultaneamente.
  • OFF: Corta totalmente o fornecimento de combustível.

Uso e Vantagens

  • Balanceamento da Aeronave:
    • Caso haja um desequilíbrio no peso causado por diferenças no nível de combustível dos tanques, o piloto pode optar por consumir combustível apenas do tanque mais pesado (posição LEFT ou RIGHT).
  • Redundância em Bimotores:
    • Em aeronaves com dois motores, cada tanque geralmente está associado a um motor específico. Porém, o sistema permite alimentação cruzada:
      • O motor esquerdo pode ser alimentado pelo tanque direito.
      • O motor direito pode ser alimentado pelo tanque esquerdo.
    • Essa funcionalidade é particularmente útil em caso de falha de um tanque, bomba de combustível ou outro componente do sistema.

Considerações Operacionais

  • O uso inadequado da válvula seletora pode levar a problemas como:
    • Desequilíbrio na aeronave: Se ambos os tanques forem consumidos igualmente sem atenção ao balanceamento.
    • Interrupção do fluxo de combustível: Se o piloto esquecer de ajustar a válvula para uma posição correta após o corte.