O velocímetro mede a velocidade da aeronave em relação ao ar externo, sendo um dos instrumentos cruciais de navegação. Ele é graduado tipicamente em mph (milhas por hora), kt (nós) ou km/h, oferecendo ao piloto informações precisas para controle e segurança durante o voo.
Funcionamento
O velocímetro utiliza o princípio da medição de pressão diferencial para determinar a velocidade. Seu funcionamento baseia-se nos seguintes elementos:
- Pressão Estática: Proveniente da atmosfera externa, é captada por orifícios estáticos na fuselagem e conduzida até a câmara interna do instrumento. Ela atua na parte externa da cápsula aneróide.
- Pressão Total: Também chamada de pressão de impacto, é a soma das pressões estática e dinâmica. Essa pressão é captada pelo tubo de Pitot e conduzida à parte interna da cápsula aneróide.
- Pressão Dinâmica: É a diferença entre a pressão total e a pressão estática. Essa pressão, resultante do movimento da aeronave em relação ao ar, é a que causa a expansão ou contração da cápsula aneróide, o elemento sensível do velocímetro.
- Mecanismo de Relojoaria: A deformação da cápsula aneróide, provocada pela pressão dinâmica, é transmitida a um mecanismo de engrenagens e ponteiros, que converte o movimento em uma leitura direta no mostrador.
Características Técnicas
- Cápsula Aneróide: O elemento sensível do velocímetro, que responde às variações de pressão dinâmica.
- Manômetro de Pressão Diferencial: Por medir a diferença entre a pressão estática (externa) e a pressão total (interna), o velocímetro é tecnicamente classificado como tal.
O uso correto do velocímetro é essencial para monitorar a velocidade indicada (IAS – Indicated Airspeed), garantindo que a aeronave opere dentro dos limites estruturais e aerodinâmicos durante todas as fases do voo.