Velocímetro de aeronave

Velocímetro de aeronave

O velocímetro de aeronave opera com base na medição da pressão diferencial entre a pressão dinâmica e a pressão estática. Esse instrumento integra o sistema pitot-estático, sendo essencial para fornecer ao piloto a indicação da velocidade relativa ao ar.

A pressão estática é captada por uma tomada apropriada na fuselagem e transmitida ao estojo do velocímetro. Simultaneamente, a pressão dinâmica, coletada pela sonda pitot, é direcionada para o interior da cápsula aneróide do instrumento. Quando a velocidade da aeronave aumenta, a maior pressão dinâmica faz com que a cápsula aneróide se expanda, acionando um mecanismo que move o ponteiro sobre o mostrador, indicando o incremento de velocidade.

Em contrapartida, quando a velocidade diminui, a pressão dinâmica também diminui, levando a uma retração da cápsula aneróide, o que faz o ponteiro registrar uma velocidade menor. Esse movimento é controlado por uma mola que garante o ajuste preciso do sistema.

O velocímetro pode ser calibrado em diferentes unidades de medida, como milhas por hora (mph), nós (milhas náuticas por hora) ou quilômetros por hora (km/h), dependendo do padrão adotado pelo país.

Para determinar a velocidade verdadeira (TAS), o piloto precisa aplicar uma correção na velocidade indicada (IAS), levando em conta a temperatura e a densidade do ar, já que a diminuição da densidade atmosférica em altitudes elevadas resulta numa leitura mais baixa da velocidade indicada. Estima-se um aumento aproximado de 2% na velocidade verdadeira para cada mil pés de altitude.