Sistema VHF Omnidirecional (VOR)
O VOR (Very High Frequency Omnidirectional Range) é um sistema de navegação baseado em sinais de rádio que permite ao piloto determinar a posição e a direção em relação a uma estação terrestre. É amplamente utilizado na aviação, fornecendo orientações precisas para o planejamento e execução de rotas de voo.
Funcionamento do Sistema VOR:
- Estação Terrestre:
- Diferença de Fase:
- Frequência e Modulação:
- Opera na faixa VHF de 112 a 118 MHz.
- A portadora do sinal de referência inclui:
- Subportadora de 9960 Hz modulada em AM.
- Subportadora modulada em FM com frequência de 30 Hz.
- O sinal de fase variável também é modulado em amplitude por um sinal de 30 Hz.
- Recepção na Aeronave:
- O receptor VOR da aeronave analisa a diferença de fase entre os dois sinais para determinar a radial em que está posicionada.
- Pode ser um dispositivo independente ou integrado ao rádio VHF de comunicação (NAV/COM).
Elementos do Sistema VOR:
- Radiais:
- Indicadores:
- Indicador Omnidirecional (OBS):
- Exibe o curso desejado selecionado em uma escala azimutal.
- Indicador de Desvio de Curso (CDI):
- Mostra a posição da aeronave em relação ao curso selecionado.
- O CDI centraliza quando a aeronave está alinhada com o radial desejado.
- Indicador De-Para:
- Informa se a trajetória selecionada leva a aeronave para ou longe da estação.
- Indicador Omnidirecional (OBS):
Uso na Navegação:
- Seleção da Frequência:
- O piloto sintoniza a frequência da estação VOR desejada.
- Definição de Curso:
- O curso desejado é ajustado no OBS, e o indicador CDI informa se a aeronave está no curso ou se precisa corrigir à esquerda/direita.
- Correções:
- Se o CDI indicar que a aeronave está fora do curso, o piloto realiza uma viragem até centralizar o indicador.
Vantagens do Sistema VOR:
- Precisão:
- Fornece informações precisas de direção com base no campo magnético terrestre.
- Simples Operação:
- Fácil de interpretar, mesmo em aeronaves sem sistemas avançados de navegação.
- Ampla Utilização:
- Essencial em rotas aéreas convencionais e aproximações instrumentais.
Limitações do VOR:
- Linha de Visão:
- A recepção é limitada à linha de visão entre a aeronave e a estação.
- Cobertura:
- Pode ser afetada por obstruções geográficas ou altitudes muito baixas.
- Dependência de Infraestrutura Terrestre:
Teste de Precisão do VOR
De acordo com as regulamentações da FAR Part 91, qualquer receptor de VOR utilizado para operações de voo por instrumentos (IFR) deve ser submetido a verificações periódicas de precisão. Esse teste assegura que o equipamento esteja funcionando corretamente para fornecer informações confiáveis durante a navegação.
Requisitos de Verificação:
- Frequência:
- O teste de precisão deve ser realizado pelo menos uma vez a cada 30 dias.
- Registro:
- Os resultados do teste devem ser documentados em um diário de VOR exclusivo para referência e conformidade regulatória.
Métodos de Teste de Precisão:
- Comparação entre Dois Receptores:
- Realize o teste a bordo da aeronave usando dois receptores VOR instalados.
- Ambos os receptores devem estar sintonizados na mesma estação VOR.
- A diferença de indicação entre os dois não deve exceder 4°.
- Comparação com um Ponto de Teste Conhecido:
- Uso de uma Estação de Teste de VOR (VOT):
- Caso disponível, utilize uma VOT (VOR Test Facility) credenciada.
- Quando sintonizado na VOT, o VOR deve indicar:
- A tolerância máxima permitida é de ±4°.
Procedimento para Realização do Teste:
- Seleção de Frequência:
- Sintonize o receptor VOR na frequência da estação de teste ou no ponto de verificação VOR.
- Ajuste do OBS:
- Ajuste o seletor OBS para o curso designado pelo ponto de teste ou para 0°/180° no caso de uma VOT.
- Registro de Resultados:
- Verifique e documente os desvios encontrados, comparando-os com os limites permitidos.
- Correção de Problemas:
- Caso o receptor VOR esteja fora dos limites de precisão, ele deve ser reparado antes de ser utilizado para operações IFR.
Informações de Registro no Diário de VOR:
- Data do teste.
- Local do teste (ponto de verificação ou VOT).
- Resultado da verificação (desvio observado).
- Assinatura do piloto ou técnico que realizou o teste.
Importância do Teste:
- Segurança:
- Garante que o VOR esteja fornecendo informações confiáveis, essenciais para voos IFR.
- Conformidade:
- Cumprir as regulamentações evita penalidades e assegura a legalidade da operação da aeronave.
- Manutenção Preventiva:
- Identifica discrepâncias precocemente, evitando problemas durante o voo.
O teste regular do VOR é um procedimento simples, mas crucial, para garantir a segurança e a eficácia das operações de navegação por instrumentos.