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Sistema VHF Omnidirecional (VOR)

O VOR (Very High Frequency Omnidirectional Range) é um sistema de navegação baseado em sinais de rádio que permite ao piloto determinar a posição e a direção em relação a uma estação terrestre. É amplamente utilizado na aviação, fornecendo orientações precisas para o planejamento e execução de rotas de voo.


Funcionamento do Sistema VOR:

  1. Estação Terrestre:
    • Composta por uma antena omnidirecional central que transmite um sinal de referência FM em todas as direções.
    • Antenas externas transmitem um sinal variável AM, cuja fase muda continuamente, simulando uma rotação eletrônica.
  2. Diferença de Fase:
    • A fase do sinal variável em relação ao sinal de referência é usada para identificar a direção (radial) da aeronave em relação à estação VOR.
    • Exemplo: A 90° do norte magnético, o sinal variável está 90° defasado em relação ao sinal de referência.
  3. Frequência e Modulação:
    • Opera na faixa VHF de 112 a 118 MHz.
    • A portadora do sinal de referência inclui:
      • Subportadora de 9960 Hz modulada em AM.
      • Subportadora modulada em FM com frequência de 30 Hz.
    • O sinal de fase variável também é modulado em amplitude por um sinal de 30 Hz.
  4. Recepção na Aeronave:
    • O receptor VOR da aeronave analisa a diferença de fase entre os dois sinais para determinar a radial em que está posicionada.
    • Pode ser um dispositivo independente ou integrado ao rádio VHF de comunicação (NAV/COM).

Elementos do Sistema VOR:

  1. Radiais:
    • A estação VOR emite radiais que se espalham como feixes de uma bússola.
    • Cada radial representa uma direção magnética, permitindo que o piloto determine a posição da aeronave em relação à estação.
  2. Indicadores:
    • Indicador Omnidirecional (OBS):
      • Exibe o curso desejado selecionado em uma escala azimutal.
    • Indicador de Desvio de Curso (CDI):
      • Mostra a posição da aeronave em relação ao curso selecionado.
      • O CDI centraliza quando a aeronave está alinhada com o radial desejado.
    • Indicador De-Para:
      • Informa se a trajetória selecionada leva a aeronave para ou longe da estação.

Uso na Navegação:

  1. Seleção da Frequência:
  2. Definição de Curso:
    • O curso desejado é ajustado no OBS, e o indicador CDI informa se a aeronave está no curso ou se precisa corrigir à esquerda/direita.
  3. Correções:
    • Se o CDI indicar que a aeronave está fora do curso, o piloto realiza uma viragem até centralizar o indicador.

Vantagens do Sistema VOR:

  1. Precisão:
  2. Simples Operação:
    • Fácil de interpretar, mesmo em aeronaves sem sistemas avançados de navegação.
  3. Ampla Utilização:
    • Essencial em rotas aéreas convencionais e aproximações instrumentais.

Limitações do VOR:

  1. Linha de Visão:
    • A recepção é limitada à linha de visão entre a aeronave e a estação.
  2. Cobertura:
    • Pode ser afetada por obstruções geográficas ou altitudes muito baixas.
  3. Dependência de Infraestrutura Terrestre:
    • Requer estações VOR em terra, o que pode ser insuficiente em áreas remotas.

Teste de Precisão do VOR

De acordo com as regulamentações da FAR Part 91, qualquer receptor de VOR utilizado para operações de voo por instrumentos (IFR) deve ser submetido a verificações periódicas de precisão. Esse teste assegura que o equipamento esteja funcionando corretamente para fornecer informações confiáveis durante a navegação.


Requisitos de Verificação:

  1. Frequência:
    • O teste de precisão deve ser realizado pelo menos uma vez a cada 30 dias.
  2. Registro:
    • Os resultados do teste devem ser documentados em um diário de VOR exclusivo para referência e conformidade regulatória.

Métodos de Teste de Precisão:

  1. Comparação entre Dois Receptores:
    • Realize o teste a bordo da aeronave usando dois receptores VOR instalados.
    • Ambos os receptores devem estar sintonizados na mesma estação VOR.
    • A diferença de indicação entre os dois não deve exceder .
  2. Comparação com um Ponto de Teste Conhecido:
    • Use um ponto de verificação de VOR no solo, como marcações em pistas ou locais designados nos aeroportos.
    • A diferença entre a indicação do VOR e o valor conhecido do ponto de teste não deve exceder .
  3. Uso de uma Estação de Teste de VOR (VOT):
    • Caso disponível, utilize uma VOT (VOR Test Facility) credenciada.
    • Quando sintonizado na VOT, o VOR deve indicar:
      • 0° no indicador De-Para quando ajustado para no OBS.
      • 180° no indicador De-Para quando ajustado para 180° no OBS.
    • A tolerância máxima permitida é de ±4°.

Procedimento para Realização do Teste:

  1. Seleção de Frequência:
    • Sintonize o receptor VOR na frequência da estação de teste ou no ponto de verificação VOR.
  2. Ajuste do OBS:
    • Ajuste o seletor OBS para o curso designado pelo ponto de teste ou para 0°/180° no caso de uma VOT.
  3. Registro de Resultados:
    • Verifique e documente os desvios encontrados, comparando-os com os limites permitidos.
  4. Correção de Problemas:
    • Caso o receptor VOR esteja fora dos limites de precisão, ele deve ser reparado antes de ser utilizado para operações IFR.

Informações de Registro no Diário de VOR:

  • Data do teste.
  • Local do teste (ponto de verificação ou VOT).
  • Resultado da verificação (desvio observado).
  • Assinatura do piloto ou técnico que realizou o teste.

Importância do Teste:

  • Segurança:
    • Garante que o VOR esteja fornecendo informações confiáveis, essenciais para voos IFR.
  • Conformidade:
    • Cumprir as regulamentações evita penalidades e assegura a legalidade da operação da aeronave.
  • Manutenção Preventiva:
    • Identifica discrepâncias precocemente, evitando problemas durante o voo.

O teste regular do VOR é um procedimento simples, mas crucial, para garantir a segurança e a eficácia das operações de navegação por instrumentos.