Aproximação ILS (Instrument Landing System) é um procedimento que utiliza sinais de rádio para guiar uma aeronave durante a descida e alinhamento com a pista, proporcionando maior precisão, especialmente em condições meteorológicas adversas.
No voo ILS 01 (aeroporto SBAA, pista 09), ajusta-se a frequência do sistema ILS para 111.50 MHz no NAV 1 e define-se o curso do localizador (090°) no índice topo do OBS. O CDI (Course Deviation Indicator) indica que a aeronave está à direita do localizador, enquanto o GSI (Glide Slope Indicator) mostra que ela está abaixo da trajetória de descida. Para corrigir, uma proa de 050° é adotada, desviando a aeronave para interceptar o localizador. Ao observar o movimento do CDI para a direita, ajusta-se a proa para 090°, iniciando a descida ao alinhar o GSI no centro, com razão de descida em torno de 600 pés por minuto, dependendo da velocidade.
No voo ILS 02 (aeroporto SBBB, pista 18), segue-se processo semelhante, ajustando a frequência para 110.30 MHz e o curso para 180°. Com o CDI à direita, inicia-se com proa 210° (30° maior que o curso). Ao interceptar o localizador, ajusta-se para 180°, seguindo o GSI até estabilizar na rampa de planeio ideal.
Essas manobras demonstram a interação entre os instrumentos de navegação e as correções manuais realizadas pelo piloto para assegurar a segurança e precisão na aproximação por instrumentos.