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Instalação da Bateria

Antes de instalar uma bateria em uma aeronave, é essencial realizar uma inspeção completa. Essa inspeção deve incluir:

  • Nível do eletrólito: Verifique se está adequado, lembrando que a água deve ser adicionada somente após a carga.
  • Conectores e estado geral: Inspecione os conectores das células e o estado físico da bateria. Examine o plug de desconexão rápida, tanto da bateria quanto da aeronave, substituindo ou reparando componentes corroídos ou frouxos.
  • Polaridade: Confirme que a polaridade dos conectores da bateria e da aeronave é compatível.

Substituição por uma Bateria de Níquel-Cádmio

Ao substituir uma bateria de chumbo-ácido por uma de níquel-cádmio:

  1. Limpeza do compartimento: Neutralize o compartimento com uma solução de soda e água, seque completamente e aplique uma tinta resistente a álcalis.
  2. Ventilação: Garanta que o compartimento tenha ventilação suficiente para dissipar o calor gerado durante o uso.
  3. Espaço adequado: Verifique se a bateria não está excessivamente apertada no compartimento, o que pode causar superaquecimento.

Certifique-se de que as especificações de carga da bateria e a voltagem do sistema da aeronave estejam alinhadas. A bateria de níquel-cádmio deve ser carregada com a tensão correta para evitar falhas.

Finalização e Verificação

Após a instalação:

  • Monitor de temperatura: Conecte o monitor de temperatura da bateria e inspecione o sistema conforme o manual da aeronave.
  • Fios de segurança: Verifique se todas as áreas que exigem fios de segurança estão protegidas adequadamente.
  • Isolamento dos terminais: Caso os terminais de saída não estejam isolados, instale coberturas ou encaixes isolantes para evitar curtos-circuitos, que poderiam causar falhas elétricas graves ou incêndios.

Finalize com uma verificação operacional da bateria, incluindo o funcionamento do motor de arranque (se aplicável) e do sistema de carga, garantindo que tudo esteja em conformidade antes do voo.