Instalação da Bateria
Antes de instalar uma bateria em uma aeronave, é essencial realizar uma inspeção completa. Essa inspeção deve incluir:
- Nível do eletrólito: Verifique se está adequado, lembrando que a água deve ser adicionada somente após a carga.
- Conectores e estado geral: Inspecione os conectores das células e o estado físico da bateria. Examine o plug de desconexão rápida, tanto da bateria quanto da aeronave, substituindo ou reparando componentes corroídos ou frouxos.
- Polaridade: Confirme que a polaridade dos conectores da bateria e da aeronave é compatível.
Substituição por uma Bateria de Níquel-Cádmio
Ao substituir uma bateria de chumbo-ácido por uma de níquel-cádmio:
- Limpeza do compartimento: Neutralize o compartimento com uma solução de soda e água, seque completamente e aplique uma tinta resistente a álcalis.
- Ventilação: Garanta que o compartimento tenha ventilação suficiente para dissipar o calor gerado durante o uso.
- Espaço adequado: Verifique se a bateria não está excessivamente apertada no compartimento, o que pode causar superaquecimento.
Certifique-se de que as especificações de carga da bateria e a voltagem do sistema da aeronave estejam alinhadas. A bateria de níquel-cádmio deve ser carregada com a tensão correta para evitar falhas.
Finalização e Verificação
Após a instalação:
- Monitor de temperatura: Conecte o monitor de temperatura da bateria e inspecione o sistema conforme o manual da aeronave.
- Fios de segurança: Verifique se todas as áreas que exigem fios de segurança estão protegidas adequadamente.
- Isolamento dos terminais: Caso os terminais de saída não estejam isolados, instale coberturas ou encaixes isolantes para evitar curtos-circuitos, que poderiam causar falhas elétricas graves ou incêndios.
Finalize com uma verificação operacional da bateria, incluindo o funcionamento do motor de arranque (se aplicável) e do sistema de carga, garantindo que tudo esteja em conformidade antes do voo.