Tema curto: Direção e Velocidade do Vento
Para calcular a direção e a velocidade do vento, é necessário considerar os seguintes parâmetros: proa verdadeira (PV), rumo verdadeiro (RV), velocidade aerodinâmica verdadeira (VA ou TAS) e velocidade no solo (VS ou GS). Este cálculo é realizado utilizando a face B do computador de voo em seis etapas:
- Inserção do RV: Posicione o RV sob o índice verdadeiro (True Index) do computador de voo.
- Movimentação da régua: Ajuste o grommet sobre a linha correspondente à VS da aeronave.
- Cálculo da diferença angular (DA): Determine a diferença entre o RV e a PV. Se a PV for menor, marque a DA à esquerda da régua; se maior, à direita.
- Marcação da linha de VA: Identifique o ponto onde a linha da VA da aeronave cruza com a linha da proa.
- Ajuste da área circular: Gire-a para alinhar o ponto marcado com a linha central da régua, garantindo que esteja acima do grommet. O valor no True Index é a direção do vento.
- Velocidade do vento: Calcule a diferença entre o ponto marcado e o grommet.
Exemplos Práticos
- Exemplo 1:
- Dados: PV = 209°, RV = 219°, VA = 150kt, VS = 134kt.
- Processo:
- Insira o RV (219°) no True Index.
- Mova o grommet para a linha de VS (134kt).
- A diferença angular (RV – PV = 10°) é marcada à esquerda.
- Marque o ponto na interseção da linha de VA (150kt) com a linha da proa (10° à esquerda).
- Alinhe o ponto com a linha central. Resultado no True Index: 155° (direção do vento).
- Diferença do ponto ao grommet: 30kt (velocidade do vento).
- Resposta: Vento 155/30.
- Exemplo 2:
- Dados: PV = 270°, RV = 266°, VA = 180kt, VS = 202kt.
- Processo:
- Insira o RV (266°) no True Index.
- Mova o grommet para a linha de VS (202kt).
- A diferença angular (PV – RV = 4°) é marcada à direita.
- Marque o ponto na interseção da linha de VA (180kt) com a linha da proa (4° à direita).
- Alinhe o ponto com a linha central. Resultado no True Index: 055° (direção do vento).
- Diferença do ponto ao grommet: 25kt (velocidade do vento).
- Resposta: Vento 055/25.
Esses cálculos são fundamentais para navegação segura e precisam ser executados com precisão. A terceira etapa (cálculo da diferença angular) costuma ser a mais confusa para alunos, pois envolve a interpretação correta da relação angular entre PV e RV.