Tema: Marcação Relativa
A marcação relativa é um conceito fundamental na navegação aérea por instrumentos. Ela representa o ângulo formado entre o eixo longitudinal da aeronave (proa) e a direção de uma estação de rádio, medido no sentido horário. Esse ângulo é usado para determinar a posição relativa de um NDB (Non-Directional Beacon) em relação à aeronave.
Se o ponteiro do instrumento indica uma marcação relativa de 030°, significa que o NDB está localizado 30° à direita da proa atual da aeronave. Para “aproar” o NDB, ou seja, alinhar a proa diretamente na direção da estação, o piloto deve ajustar a proa da aeronave, adicionando o valor da marcação relativa ao seu rumo atual. No exemplo, isso implica realizar uma curva à direita para uma proa 30° maior.
Essa medida auxilia no controle preciso da navegação, permitindo que o piloto realize as manobras necessárias para manter ou corrigir o curso em direção à estação. É essencial diferenciar a marcação relativa da marcação magnética (QDM), que combina a marcação relativa com a proa magnética da aeronave, e da marcação verdadeira, que considera o norte verdadeiro como referência.