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Aproximação por NDB (QDM)

Um NDB (Non-Directional Beacon) é um equipamento de navegação que emite sinais de rádio que podem ser captados por um ADF (Automatic Direction Finder) na aeronave. A utilização de QDM (linha de posição magnética rumo ao NDB) é essencial para o planejamento de aproximações e mudanças de rota.

Voo 1: Aproximação direta para o NDB em um QDM qualquer

  1. A aeronave deve sintonizar o NDB no ADF. O ponteiro do ADF indicará o QDM em direção ao NDB. Ao manter a proa indicada pelo ponteiro (exemplo: QDM 350°), a aeronave voará diretamente ao NDB.
  2. Após o bloqueio do NDB (passagem direta sobre o mesmo), ajusta-se a frequência do próximo NDB e repete-se o processo com a indicação do ADF.

Voo 2: Mudança de QDM

  1. A aeronave estabiliza em um QDM inicial rumo ao NDB (ex.: QDM 165°).
  2. Para interceptar um novo QDM (ex.: QDM 200°), identifica-se a diferença angular entre o QDM inicial e o desejado.
    • Quando o QDM está à esquerda da proa atual, ajusta-se para uma proa menor.
    • A curva deve ser antecipada em 3 a 5 graus antes da indicação exata do novo QDM no ADF, para evitar sobrevoo excessivo e facilitar a interceptação.
  3. Após a interceptação, estabiliza-se na nova proa e ajusta-se o topo do ADF.

Voo 3: Mudança para QDM menor

  1. Após estabilizar em uma proa inicial (ex.: QDM 130°), identifica-se o novo QDM, localizado à direita ou à esquerda do atual.
  2. Ajusta-se uma proa maior ou menor, conforme a localização do novo QDM, e estabiliza-se na direção até que o ponteiro indique o novo valor.

Observações Gerais

  • A precisão aumenta ao realizar ajustes frequentes no topo do ADF após cada mudança de proa.
  • É crucial entender a relação entre o movimento da aeronave e o comportamento do ponteiro do ADF, especialmente em situações de vento e proximidade ao NDB.
  • Sempre considere a antecipação da curva para evitar sobrepassar o QDM desejado, principalmente próximo ao NDB.