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O receptor de ILS (Instrument Landing System) é um instrumento crucial para navegação por instrumentos em aeronaves, especialmente durante aproximações e pousos. A configuração e operação de seus componentes, como o CDI (Course Deviation Indicator) e o GSI (Glide Slope Indicator), são padronizadas, independentemente do fabricante. Exemplos práticos do Garmin G1000 ajudam na familiarização.

  • CDI (Course Deviation Indicator): Indica o desvio da aeronave em relação ao eixo central da pista (localizador). A deflexão total do CDI no modo ILS é limitada a 5 graus, enquanto no modo VOR é de 10 graus, resultando em respostas mais rápidas no ILS. No modo ILS, a indicação não é influenciada pelo curso ajustado no índice topo, mas sim pelo curso fixo do localizador, eliminando a necessidade de ajustes constantes. Contudo, ajustar o curso no índice topo é recomendado para evitar confusões.
  • GSI (Glide Slope Indicator): Fornece informações sobre a posição da aeronave em relação à trajetória ideal de descida, também conhecida como rampa de planeio. A deflexão máxima indica variações de até um grau na trajetória, com meio grau para cima ou para baixo.

Esses indicadores permitem que o piloto interprete a posição lateral e vertical da aeronave em relação ao curso e à trajetória ideal de descida, garantindo maior precisão e segurança no pouso, mesmo em condições de baixa visibilidade.

Instrumentos de Navegação ILS

O receptor de ILS (Instrument Landing System) é um instrumento crucial para navegação por instrumentos em aeronaves, especialmente durante aproximações e pousos. A configuração e operação de seus componentes, como o CDI (Course Deviation Indicator) e o GSI (Glide Slope Indicator), são padronizadas, independentemente do fabricante. Exemplos práticos do Garmin G1000 ajudam na familiarização.

  • CDI (Course Deviation Indicator): Indica o desvio da aeronave em relação ao eixo central da pista (localizador). A deflexão total do CDI no modo ILS é limitada a 5 graus, enquanto no modo VOR é de 10 graus, resultando em respostas mais rápidas no ILS. No modo ILS, a indicação não é influenciada pelo curso ajustado no índice topo, mas sim pelo curso fixo do localizador, eliminando a necessidade de ajustes constantes. Contudo, ajustar o curso no índice topo é recomendado para evitar confusões.
  • GSI (Glide Slope Indicator): Fornece informações sobre a posição da aeronave em relação à trajetória ideal de descida, também conhecida como rampa de planeio. A deflexão máxima indica variações de até um grau na trajetória, com meio grau para cima ou para baixo.

Esses indicadores permitem que o piloto interprete a posição lateral e vertical da aeronave em relação ao curso e à trajetória ideal de descida, garantindo maior precisão e segurança no pouso, mesmo em condições de baixa visibilidade.