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Aproximação Instrumental

O procedimento de aproximação por instrumentos é composto por manobras predeterminadas realizadas com auxílio dos instrumentos de bordo, assegurando proteção contra obstáculos. Este procedimento inicia-se no fixo de aproximação inicial ou a partir de uma rota de chegada até um ponto que permita o pouso ou a execução de uma aproximação perdida.

Os segmentos do procedimento de aproximação são cinco:

  1. Chegada: Transição entre a rota de cruzeiro e o fixo de aproximação inicial (IAF).
  2. Inicial: Do fixo de aproximação inicial (IAF) ao fixo de aproximação intermediária (IF), preparando a aeronave para a aproximação final.
  3. Intermediário: Entre o IF e o fixo de aproximação final (FAF), ajustando a trajetória da aeronave para o alinhamento com a pista.
  4. Final: Do FAF ao ponto de decisão ou zona de contato da pista.
  5. Aproximação perdida: Caso o pouso não seja viável, a trajetória leva a um ponto onde novos procedimentos podem ser iniciados.

Tipos de Aproximação:

  1. Direta: O ângulo entre a trajetória final e o eixo da pista é de no máximo 30° para aeronaves das categorias A e B, ou 15° para categorias superiores. É a mais comum.
  2. Circular: Utilizada quando o alinhamento direto não é possível. A aproximação é feita para um ponto em que a aeronave executa manobras visuais para alinhar-se à pista.

Essas manobras garantem segurança e eficiência durante a fase crítica da aproximação para pouso, especialmente em condições adversas de visibilidade.